Como se manter saudável durante as festas de fim de ano

foto: pixabay

Por: Polyana Souza

07/12/2022 - 05:12

Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas encontram familiares e amigos para festejar e comemorar. Nessas tradicionais celebrações, as reuniões são marcadas pelos pratos fartos e uma variedade deliciosa de comidas típicas da época, com bastante variedade de alimentos que podem incluir: carnes assadas, massas, frios, frituras e doces. Além disso, é comum o consumo de bebidas alcóolicas e refrigerantes durante a celebração.

Neste momento já bate aquele desespero de quem se dedicou a dieta durante um bom tempo e agora, bem na chegada do verão, pode colocar tudo a perder. É preciso procurar não cometer exageros na alimentação para cuidar e preservar a saúde.

Embora pareça “missão impossível” resistir às tentações, não é! Se você tiver atenção ao que comer e com alguns cuidados é possível manter o controle e não exagerar nas festas. Para isso, basta fazer as escolhas certas e moderar na quantidade. Confira algumas dicas para que as festas de fim de ano não causem problemas na saúde e bem-estar:

1) Não chegue na ceia/almoço com fome. Faça todas as refeições do dia. Se você ficar muito tempo sem comer, ficará com fome excessiva, e então o excesso pode ser inevitável.

2) Beba bastante água durante o dia para se manter hidratado.

3) Não “belisque” alimentos ou beba drink enquanto prepara a ceia, pois são calorias a mais que você ingere sem perceber.

4) Evite o consumo de castanhas, amendoim e nozes, apesar de saudáveis são extremamente calóricos. Assim você economiza calorias.

5) Na hora da ceia faça um prato de salada e coma à vontade. As fibras das hortaliças e vegetais trazem saciedade.

6) Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados. Opte pelas carnes magras como peru ou peixe assado. Tender e pernil são carnes com maior quantidade de gordura.

7) Tenha prazer com cada escolha, saboreie e mastigue bem os alimentos. Atente-se a sua saciedade.

8) Não faça da comida a principal atração da festa. Divirta-se!