Preço dos combustíveis tem primeira redução em meio a polêmicas

Por: Pedro Leal

23/05/2018 - 07:05

O preço dos combustíveis segue sendo um problema: esta quarta-feira, representantes dos postos e distribuidoras participarão de uma audiência pública para discutir a composição dos preços de combustíveis, enquanto as interdições de rodovias federais promovidas pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), motivadas pela alta no preço do diesel, ameaça entra em seu terceiro dia.

A quarta-feira marca também a primeira redução nos preços dos combustíveis após duas semanas de aumentos. A queda de preços anunciada pela Petrobras se deu um dia depois de a companhia ter informado mais um aumento nas refinarias de todo o país nos valores do diesel, que subiu 0,97%, e nos da gasolina, com alta de 0,9%.

A queda no preço da gasolina ocorre depois de 11 aumentos consecutivos nos últimos 17 dias e de o preço do produto ter fechado os primeiros 21 dias do mês de maio com alta acumulada de 16,07%. Com a queda de 2,08% que entra em vigor hoje, o preço da gasolina nas refinarias cairá para R$ 2,0433.

No caso do diesel, com a queda de 1,54%, após sete aumentos consecutivos, o produto passará a custar a partir de hoje nas refinarias R$ 2,3351. O diesel acumula desde o dia 1º de maio alta de 12,3%.

Apesar da greve e das críticas do setor de combustíveis – que alega não conseguir acompanhar as mudanças de preços – o governo nunca considerou mudar a política da Petrobras de reajuste de preços dos combustíveis, afirmou nesta terça-feira o presidente da Petrobras, Pedro Parente, ao sair de reunião com os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas e Energia, Moreira Franco, em Brasília, no Ministério da Fazenda.

Há discussões no governo sobre a possibilidade de redução da cobrança de tributos sobre os combustíveis. Existem situações em que a composição de impostos chega a quase a metade do valor final do preço da gasolina e do diesel nas bombas de todo o país.

Aciag promove capacitação para otimização do tempo

A Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), promove nesta quinta-feira (24), a capacitação “Otimização do Tempo”. Promovida em parceria com o FIESC/ SESI, o treinamento irá abordar de forma prática as técnicas para uma melhor gestão do tempo no dia a dia. O curso inicia as 18h30 e tem carga horária de quatro horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail convenios@aciag.com.br ou pelo (47) 3373 – 7510.

Semana da Indústria contou com atividades em Jaraguá

Estamos em plena semana da indústria atividades em todo o Estado para marcar a Semana da Indústria. No Vale do Itapocu, a agenda teve como uma série de palestradas na região por meio do Senai, Sesi e IEL, voltadas à qualidade de vida do trabalhador e aos avanços tecnológicos, assim como uma mostra de projetos desenvolvidos em parceria com indústrias, com foco na evolução de processos de manufatura, produtos e serviços. Entre os temas, o Papel do Líder na Saúde dos Colaboradores e o Impacto do e-Social para as Empresas. A Fiesc mantém outras ações ao longo da semana pelo estado, que podem ser  consultadas em http://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/fiesc-promove-semana-na-industria

Schroeder discute resultados

Os resultados do primeiro quadrimestre de 2018 serão discutidos na próxima semana em Schroeder. No dia 29 de maio, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças promove a audiência pública que apresentará a comunidade os principais investimentos e resultados dos primeiros quatro meses do ano e também as ações já planejadas. “É importante que os nossos munícipes acompanhem a prestação de contas, vejam o que está sendo feito e principalmente que a comunidade contribua com sugestões para o desenvolvimento da cidade”, explica o secretário Elmer Sandro Quadros. O planejamento do município incluí o projeto de Desenvolvimento Econômico Local da Associação Empresarial de Schroeder (Acias)

Meu  Dia Sem Imposto

No dia 24, o Jaraguá do Sul Park Shopping recebe o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIJS, no piso L2, das 10h às 22h, realizando a ação ‘Meu Dia Sem Imposto’.Integrantes do Núcleo estarão no espaço esclarecendo dúvidas dos visitantes. Também haverá o impostômetro, no qual o público poderá verificar a quantidade de imposto pago em cada produto.Além disso, algumas lojas no shopping venderão produtos selecionados sem impostos. A informação complementa e corrige o que foi divulgado na edição desta terça-feira.

Cai a projeção do PIB…

A previsão de crescimento da economia pelo governo federal diminuiu mais uma vez: dos 3% no começo do ano, agora a projeção é de 2,5%, conforme publicado no Relatório de Despesas e Receitas do segundo bimestre (março e abril), apresentado nesta terça-feira (22)