“WEG consolida papel como fornecedora de energia solar no país”

A WEG segue em destaque no setor elétrico: acompanhando de perto a evolução da energia solar fotovoltaica no Brasil e utilizando toda a sua experiência tecnológica, a WEG se tornou um dos principais fornecedores de produtos e soluções para usinas solares do país.

Desde 2016, quando a companhia assinou seu primeiro contrato de fornecimento na modalidade EPC (engineering, procurement and construction), já entregou quatro usinas solares no Nordeste: Coremas I, Coremas II, Angico e Malta (PB). Até meados de 2019, a previsão é entregar mais três: Esmeralda (PE), Sobrado (BA) e Coremas III (PB).

Ao todo, serão mais de 664 mil módulos fotovoltaicos, com potencias entre 330 e 375 Wp e mais de 193,0 MVA de inversores solares instalados em usinas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Juntas, as usinas serão capazes de gerar 479,8 GWh ao ano, energia suficiente para abastecer mais de 200 mil residências e evitar o lançamento de 780,2 mil toneladas de CO2 ano na atmosfera.

Em todos os contratos a WEG também é responsável pelo fornecimento dos módulos, estruturas metálicas (trackers), inversores, transformadores, cubículos, subestações e toda a engenharia de integração e software aplicativo das usinas.

Além do fornecimento EPC, a companhia também faz O&M (operação e manutenção) das usinas e Subestações.

Segundo o Diretor de Novas Energias da WEG, João Paulo Gualberto da Silva, o desempenho do negócio solar tem ganhado bastante relevância dentro da área de GTD da companhia e a expectativa é positiva para os próximos anos.

“Dos últimos leilões, o grande destaque foi para energia solar e estamos bastante otimistas com os novos projetos”, explica.

Além dos grandes projetos, a WEG também acumula experiência em geração distribuída para pequenas usinas, indústrias, comércios e residências.

A companhia já construiu três pequenas usinas em Minas Gerais, somando capacidade de potência de 10,37 MWp, uma no Rio de Janeiro, com 1,32 MWp, uma em São Paulo, com 1,267 MWp, três em Pernambuco, com 3,5 MWp, uma em Santa Catarina, com 3,0 MWp e outra  no Mato Grosso, com 1,1 MWp.

Nos negócios residenciais, comerciais e industriais de pequeno e médio porte a empresa já realizou, através de seus integradores, fornecimento para 4 mil sistemas solares, só em 2018.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?