“Santa Catarina não vai cobrar imposto importante de softwares produzidos no Estado”

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

14/06/2019 - 05:06

O Governo do estado de Santa Catarina decidiu que não vai cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de softwares desenvolvidos sob medida ou oferecidos na nuvem. Será cobrado apenas o Imposto sobre Serviço (ISS), que é instituído municipalmente.

A questão estava sob discussão desde o final de 2015, período em que o  Conselho Nacional de Política Fazendária decidiu que os estados poderiam cobrar ICMS. A nova legislação foi elaborada com a cooperação da Acate, entidade de TI com atuação nacional, e o projeto de lei foi aprovado no final de maio.

Estados como São Paulo e Minas Gerais optaram por fazer a cobrança do imposto, enquanto o Rio grande do Sul acabou mudando de ideia temporariamente devido às pressões das entidades de software.

As alíquotas previstas no território paulista e mineiro são, respectivamente, 5% e 18%, o que pode representar um aumento de carga tributária de 170% e 300% por conta de impostos sobre impostos.

Spin

A Spin está com as inscrições abertas para o sexto ciclo de aceleração. O programa é destinado a startups de todo o país, que podem se candidatar até o dia 16 de julho.

O programa tem 12 semanas de duração e, dessa vez, também será realizado na cidade de Curitiba na nova filial da Spin. A aceleradora também mantém unidades em Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau e São Paulo.

Comércio cresce 6,9% em SC

Santa Catarina fechou o mês de abril com alta de 6,9% no volume de vendas do varejo em relação ao mesmo mês do ano passado e queda de -0,2% em comparação com março. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada na manhã desta quarta-feira (12) pelo IBGE.

Fiesc incentiva exportações por empresas pequenas

A Fiesc tem atuado com força no estimulo das exportações por parte de pequenas e médias empresas, através de eventos em suas várias unidades.

Nesta semana, foi Lages que recebeu palestra do programa de internacionalização da entidade, e inserir um maior número de indústrias no comércio internacional é uma das prioridades da atual gestão da Fiesc.

Atualmente é baixa a participação de pequenas e médias empresas no comércio exterior. O programa de internacionalização busca, justamente, mudar este cenário.

UberEats passará a usar drones

O UberEats, serviço de entrega de comida da startup americana, anunciou nesta quarta-feira (12) que vai passar a testar o uso de drones para reduzir o tempo dos pedidos. Segundo a empresa, os veículos aéreos não tripulados devem viajar dos restaurantes até o teto de carros estacionados.

Depois disso, caberá a motoristas parceiros da empresa fazer a última parte da viagem, entregando as refeições até a casa dos clientes. O sistema já está sendo testado com uma filial do McDonald’s em San Diego, nos EUA.

Mercado Livre supera Twitter em valor de mercado

Com valor de mercado de US$ 30 bilhões, o grupo de comércio eletrônico e serviços financeiros Mercado Livre superou o Twitter em valor de mercado, colocando pela primeira vez a América Latina no ranking das 30 maiores companhias de tecnologia do mundo.  O dado faz parte da última edição do relatório setorial Mary Meeker Internet Trends 2019.

Microsoft liderou o ranking, com avaliação de 1 trilhão de dólares, seguida por Amazon (888 bilhões de dólares, Apple (875 bilhões) e Alphabet, dona do Google, com 741 bilhões).

Robôs desenvolvidos em Joinville são apresentados

Dois robôs de aplicação industrial desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, localizado em Joinville, foram apresentados no 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado nesta semana, em São Paulo.

O robô Snake, resultado de parceria com a GM, é destinado a atividades na indústria automobilística e está em exposição como um caso de sucesso de projetos apoiados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O outro robô foi construído em cooperação com a Petrobras e, no evento, concorre na categoria Inovação do Summit 4.0, um evento que integra o Congresso, que é promovido pela Confederação Nacional da Industria (CNI) e pelo Sebrae.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?