A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, formalizou convênio com o a Fiesc/Senai para o Programa Qualifica Tech que vai oferecer vagas em cursos de tecnologia da informação. O emprego nesta área é praticamente garantido e os salários são atrativos - a remuneração média inicial é superior a R$ 4,7 mil, duas vezes e meia maior do que as demais ocupações, segundo análise do Observatório Fiesc.

O Qualifica Tech vai oferecer 10 mil vagas em Santa Catarina em cursos 100% on-line. Com uma metodologia ativa, os interessados poderão fazer os cursos auto instrucionais e gratuitos, que darão oportunidade a jovens e adultos para iniciar sua carreira na área de tecnologia. O estudante poderá fazer os cursos no seu tempo, usando um computador ou o seu smartphone.

Serão oferecidos seis cursos de 20 horas, voltados para o conhecimento de conceitos iniciais do mundo da tecnologia. Os cursos são: Programação front-end; Programação back-end; Computação em nuvem; Data science; Customer success; e User experience. Além desses, também será ofertado o curso Lógica de Programação com JavaScript com 95 horas.

Nestes cursos, o estudante entenderá a temática, onde essa tecnologia é aplicada e quais os seus impactos, bem como os setores industriais com possibilidades para essa tecnologia. Tudo de um modo simples e didático para despertar o interesse pela profissionalização na área de tecnologia.

As vagas são destinadas para estudantes carentes, com idade mínima de 14 anos, que não possuam condição financeira de pagar o curso e para trabalhadores das indústrias contribuintes do Senai e candidatos com deficiência.

O presidente interino da Fiesc, Gilberto Seleme explica que a Fiesc criou este programa gratuito visando promover o acesso da comunidade a uma educação de excelência e ampliar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Crescimento

A melhoria do mercado de trabalho e o aumento da demanda do setor de serviços fizeram a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevar a projeção de crescimento da economia neste ano. Segundo o Informe Conjuntural do 3º Trimestre, divulgado na terça-feira (11) pela entidade, a estimativa passou de 1,4% em julho para 3,1% em outubro.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do País, caiu de 5,74% para 5,71% para este ano. É a 15ª redução consecutiva da projeção. A estimativa consta do Boletim Focus de segunda-feira (10), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Moda

Com a missão de definir impacto e propósito, executivos do setor têxtil, moda, confecção, couro e calçados de Santa Catarina participaram recentemente da segunda imersão do Master Business Reinvention (MBR) PRIORI - Moda. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis, e é promovido pela Academia Fiesc de Negócios.

Consignado

Entrou em operação na segunda-feira (10) o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Segundo o Ministério da Economia, doze instituições financeiras, entre elas a Caixa Econômica Federal, estão autorizadas a operar a linha de crédito. O programa, no entanto, entra sem os grandes bancos privados – isso porque os três maiores operadores de crédito, Itaú, Bradesco e Santander não irão oferecer o empréstimo. As informações são da Revista Veja.

Cripto

A Prefeitura do Rio de Janeiro autorizou o credenciamento de empresas que utilizarão criptomoedas para realizar operações de pagamento do IPTU 2023. Segundo a administração municipal, o Rio passa a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer aos contribuintes este meio de pagamento de um tributo, que não será limitado apenas a uma moeda digital.