“País desperdiça 38% da água que produz”

Foto Eduardo Montecino / OCP News

Por: Pedro Leal

06/06/2019 - 05:06

Oito estados do país perdem metade da água que produzem – ou mais –  com problemas de vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro, segundo estudo do Instituto Trata Brasil com a GO Associados.

Em Roraima, estado com o pior índice, a perda na distribuição chega a 75%, o que significa que, a cada 100 litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 75 litros ficam pelo caminho.

Em seguida, estão Amazonas (69%) e Amapá (66%). A média nacional é de 38% – quase dois litros a cada cinco – enquanto em Santa Catarina é de 37%.

Sob a mira da justiça

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Comissão Federal de Comércio (FTC) concordaram nesta segunda-feira (03) dividir entre si as investigações antitruste contra Apple, Google, Facebook e Amazon – as empresas são acusadas por práticas anticompetitivas, o que pode se transformar no primeiro grande processo antitruste do país em décadas.

As queixas contra as gigantes do Vale do Silício não são novas  e envolvem questões como a compra de empresas de forma a eliminar competição, violação da liberdade de mercado ao impedir software de concorrentes em seus sistemas e violações de privacidade.

Ciclo de aceleração

A Spin, primeira aceleradora startup+indústria do Brasil, está com inscrições abertas para o sexto ciclo de aceleração. O programa de 12 semanas é destinado a startups de todo o país e abrange as unidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, São Paulo e Curitiba.

Com metodologia exclusiva do Vale do Silício no Brasil, o processo tem como foco as validações e ajustes necessários ao crescimento sustentado e consequente sucesso das startups. As inscrições devem ser feitas no www.spin.capital.

Anúncio de parceria

A biofarmacêutica norte-americana Arvinas anunciou nesta terça-feira, dia 4, parceria com a Bayer para criar uma joint venture e produzir novos produtos agrícolas.

A intenção é usar uma tecnologia licenciada pela Arvinas que permite a remoção de proteínas específicas. Ela seria utilizada para desenvolver soluções de proteção para lavouras.

Segundo a Arvinas, a Bayer já garantiu US$ 55 milhões para financiar o empreendimento, cujo controle será dividido meio a meio entre as empresas.

Cafofo Amei

A Cafofo Amei promove um encontro especial com amigos e clientes neste sábado, 8 de junho, no espaço externo junto à loja, em Jaraguá do Sul.

Parceiros locais da marca vão oferecer produtos diversos, desde roupas e acessórios à gastronomia, Tudo Junto e Misturado, nome que demonstra o conceito colaborativo e sustentável adotado pela Cafofo Amei.

Os visitantes poderão estar acompanhados pelo animal de estimação e aproveitar o momento de interação com cães e gatos. O encontro gratuito inicia às 9h30 e segue até 17h.

Esta edição do Tudo Junto e Misturado contará com a presença da Eh Brownie (doces), Anevi (cosméticos naturais), Ana Banana (bolsas e acessórios), Dona Maricota (semijoias), AS (aromatizante), Florentia (acessórios), Zebra Design (decoração), Panfit (comida fitness) e Nômade (truck vegano).

Haverá ainda chope, além dos produtos autorais e inclusivos da marca Cafofo Amei.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?