Mercado| Tecnologia tem mudado como lidamos com dinheiro

Por: Pedro Leal

05/05/2018 - 07:05

O avanço das tecnologias de informação e do internet banking tem levado a várias mudanças no funcionamento dos mercados e das operações financeiras. Alguns dados recentes deixam claras algumas dessas mudanças – e permitem projetar um cenário para o futuro.

No Brasil, segundo dados divulgados pela Federação Brasileira dos Bancos nesta quinta-feira, mais de um terço das operações bancárias no país tem sido realizadas via celular: Os clientes bancários realizaram 25,6 bilhões de transações por mobile no último ano, uma alta de 38% em relação a 2016. A modalidade equivale a 35% do total de 71,8 bilhões de operações bancárias no ano passado. A participação do mobile no total das transações bancárias cresceu 3,5 vezes em relação a 2011, confirmando como a opção preferida para realizar operações bancárias.

A internet banking, representando 20% das operações bancárias, não apresentou o mesmo crescimento significativo das operações por celular. O número de transações com movimentação financeira aumentou 6%, de 3,4 bilhões de operações em 2016 para 3,6 bilhões em 2017. Juntos, mobile e internet banking os dois canais representam 58% de participação no total das operações (com ou sem movimentação financeira). Segundo a entidade, esse cenário tem levado a uma redução no número de postos de atendimento presenciais, como agências e caixas eletrônicos, devido ao desuso.

Do outro lado do globo, a China exemplifica o crescimento de outra forma digital de serviço financeiro: mais de 80% dos 712 milhões de proprietários de celular do país asiático usam frequentemente o aparelho para fazer pagamentos em lojas, restaurantes e prestadores de serviço, e o uso de ferramentas do chamado “mobile payment” tende a superar o uso dos cartões  de crédito e débito.

Só nos últimos 10 meses, o equivalente a US$ 8 trilhões foi movimentado em pagamentos móveis.  A previsão do país é que a modalidade encerre o ano com movimentação financeira superior a das operações de crédito e débito.

SESI Intensifica vacinação

Para garantir imunização a trabalhadores e comunidade em geral, o SESI intensifica a campanha de vacinação contra a gripe com atendimento neste sábado (5) na unidade de Jaraguá do Sul.Das 8 às 16 horas, interessados podem obter as doses das vacinas trivalente e tetravalente – Nas crianças a vacinação ocorre somente a partir de 5 anos de idade.Além do atendimento no sábado, durante a semana a vacinação ocorre de segunda a quinta-feira das 8h às 19h30, e na sexta– feira das 8h às 18h, sem fechar para o almoço.

 

 

 

Baile do trabalhador em Schroeder

A Prefeitura de Schroeder realiza neste sábado (5/5), a quinta edição do Baile do Trabalhador. Oito horas de música e quatro atrações prometem animar o público no parque de eventos Alfredo Pasold. A abertura dos portões está prevista para as 20h e o baile tem início as 22h30min, com o Musical San Francisco. Em seguida, sobem ao palco o Grupo Socadão e a dupla Augusto e Micael. Já o encerramento do evento, fica por conta do grupo Sorriso Lindo, que se apresenta a partir das 2h da manhã. A entrada é gratuita

ACIAG discute BR-280

Está agendada para a próxima segunda-feira (7/5) durante a reunião plenária da ACIAG uma discussão sobre o andamento das obras de duplicação da BR-280. O engenheiro e chefe de serviço do DNIT, Antônio Carlos Bessa é o convidado da Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), e apresentará um panorama sobre a atual situação da rodovia, planejamento e próximas ações. O bate papo com o engenheiro será na sede da ACIAG, na Rua 28 de Agosto (890), e tem o início previsto para as 18h30min.

Schroeder faz mutirão de renegociação de dívidas

Entre os dias 5 e 11 de maio, os consumidores de Schroeder poderão colocar as contas em dia através do Mutirão Online de Renegociação de Dívidas. A ação é realizada em todo o país e conta com mais de 70 empresas participantes – o PROCON de outros municípios também está com mutirões. Em Schroeder, o PROCON coordena o mutirão e orientará os consumidores. Para aderir ao programa, o usuário deverá fazer um cadastro no site http://consumidor.gov.br, selecionar a instituição financeira e formalizar a solicitação para renegociação dos débitos.

 

PANORAMA NACIONAL

Petrobras inicia processo de alienação da refinaria de Pasadena

A Petrobras informou nesta sexta-feira o início da fase vinculante referente à alienação das ações detidas pela subsidiária Petrobras America Inc (PAI) nas empresas que compõem o sistema de refino de Pasadena, em Houston, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, “nessa etapa do projeto os interessados habilitados na fase anterior receberão cartas-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de due diligence [busca de informações] e para o envio das propostas vinculantes”.

Por irregularidades, BC liquida Banco Neon

O Banco Central (BC) decretou hoje nesta sexta-feira a liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A., com sede em Belo Horizonte. ” A supervisão do Banco Central do Brasil constatou o comprometimento da situação econômico-financeira, bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”, diz o BC, em nota.Segundo o BC, o Banco Neon, instituição financeira de pequeno porte, detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário e está autorizado a operar como banco comercial. Possui apenas uma agência, localizada em Belo Horizonte.

 

 

INTERNACIONAL

 

EUA retoma queda do desemprego

Boas novas para a recuperação do mercado mundial – que deve trazer repercussões para o mercado nacional no longo prazo: Em abril, os EUA geraram um saldo de empregos de 164 mil postos, e a taxa de desemprego do país caiu para o seu menor nível desde dezembro de 2000: 3,9%. Desde o começo do século, os EUA encaravam dificuldade em reduzir os índices de desemprego, prejudicado pelo deslocamento de parques fabris para China e Vietn