Mercado| Empresas tem que se preparar para lidar com vídeos falsos

Por: Pedro Leal

03/05/2018 - 07:05

2017 foi marcado pelo risco de difusão de notícias falsas – as fake news – em todos os níveis da esfera pública. Afetando de cidadãos comuns a empresas, passando por artistas e políticos, informações inverídicas se alastraram como fogo pelas redes sociais e por aplicativos de comunicação como o Whatsapp e o Telegram.  Segundo estudos do Massachussets Institute of Technology (MIT), as notícias falsas se espalham mais rápido do que as reais -e a ameaça oferecida por elas está se tornando cada vez maior.

Agora, em 2018, surge outra forma de mentira que pode afetar a economia: surgindo inicialmente com a falsificação de vídeos íntimos de celebridades, os deep fakes – vídeos completamente falsos, inserindo a imagem de alguém em vídeos fabricados – marcaram o ano como a nova forma de fraude online, com um impacto muito maior do que qualquer notícia falsa. “O que antes era privilégio ou monopólio dos gigantes estúdios de cinema ou das grandes produtoras de publicidade comercial, com o avanço e barateamento da tecnologia, manipular imagens, vídeos e áudios (com objetivos nada louváveis), passou a ser alcançável por quase qualquer pessoa”, explica o advogado Jaraguaense Raphael Rocha Lopes, em um artigo publicado no LinkedIn.

Se antes consumidores insatisfeitos, concorrentes desleais, chantagistas e ativistas dispostos a qualquer coisa para manchar a imagem de alguém podiam se contentar com espalhar boatos, fotos manipuladas e notícias falsas bombásticos sobre declarações absurdas, agora surge uma forma muito mais difícil de questionar: vídeos aparentemente reais mostrando cenas e declarações absurdas, que se espalham pelas redes com velocidade recorde. Se antes esse tipo de farsa exigia um trabalho considerável de edição de vídeo e recursos comparáveis ao de estúdios profissionais, os avanços tecnológicos resultaram em programas como FakeApp – que automatizam a inserção de terceiros em vídeos de forma que pode ser feita em casa, por qualquer um com paciência e um bom banco de imagens.

 

Para demonstrar o quão real é o risco oferecido por esse tipo de tecnologia, o ator americano Jordan Peele e o site Buzzfeed forjaram em abril deste ano um vídeo do ex-presidente americano Barack Obama dizendo coisas que nunca disse. A produção do vídeo, de pouco mais de um minuto, levou 56 horas, e visa alertar sobre o futuro das notícias falsas – cada vez mais difíceis de detectar. Várias empresas já estão preparadas para lidar com notícias falsas – a questão é: como lidar com vídeos falsos?

 

Corupá recebe destaque no Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Boas novas para Corupá: a Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) foi um dos destaques nas celebrações do dia Mundial da Propriedade Intelectual, na semana passada, no Rio de Janeiro. A presidente da associação, Eliane Cristina Muller, foi uma das palestrantes na edição brasileira do evento, no último dia 26, destacando o sucesso da associação no aumento da produtividade do município, maior produtor do estado.

Curso sobre Bolsa de Valores em Blumenau

Moradores da região do Vale do Itapocu que tenham interesse em aprender sobre o mercado de ações tem uma opção por perto: a Sherpa Wealth Guides, de Blumenau, começa este fim de semana mais uma edição do curso de introdução à Bolsa de Valores. Interessados nesta ou em edições futuras podem entrar em contato com a empresa pelo telefone (47) 3212-6777, ou pelo email contato@sherpawg.com.br.

 

Panorama Nacional

Emprego na indústria encerra ciclo de cinco meses de alta

Após cinco meses de alta, o emprego na indústria tem queda de 0,2% entre fevereiro e março, de acordo com os Indicadores Industriais divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com março do ano passado, houve aumento de 0,5%.Apesar do recuo no emprego, a divulgação mostra que houve um aumento no rendimento médio real dos trabalhadores – 2% em março – em relação a fevereiro. A alta do mês passado é a terceira consecutiva. Na comparação com março de 2017, o rendimento médio real subiu 2,2%.

Aberto Refis para micro e pequenos empresários

A partir desta terça-feira, micro e pequenos empresários que estão em dívida com a União podem aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Refis). A iniciativa vai até as 21h do dia 9 de julho, exclusivamente pela internet, no Portal e-CAC PGFN. Para se inscrever basta clicar na opção “Programa Especial de Regularização Tributária – Simples Nacional”, disponível em “adesão ao parcelamento”.

Governo brasileiro espera que EUA desistam de restrições

O governo brasileiro mantém a expectativa de que os Estados Unidos não prossigam com a aplicação de restrições às importações de aço e alumínio do Brasil. A afirmação foi feita em nota conjunta dos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, divulgada nesta quarta-feira.