“Medo do desemprego cai”

Sine atualiza quadro de vagas com frequência | Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

05/10/2019 - 05:10 - Atualizada em: 05/10/2019 - 13:17

Depois de dois aumentos consecutivos, o Índice de Medo do Desemprego caiu 1,1 ponto em relação a junho e ficou em 58,2 pontos em setembro. Com isso, o indicador está 7,5 pontos abaixo do registrado em setembro do ano passado.

As informações são de pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador varia de zero a cem pontos. Quanto mais alto o índice, maior é o medo do desemprego.

A maior queda no medo do desemprego foi verificada entre as pessoas com menor escolaridade e renda. Entre os que têm até a quarta série do ensino fundamental, o indicador caiu 5,4 pontos e saiu de 65,1 pontos em junho para 59,7 em setembro.

Entre os que recebem até um salário mínimo, o medo do desemprego recuou 4 pontos, passando de 72,8 em junho para 68,8 em setembro.

O medo do desemprego é menor no Sul, onde o indicador ficou em 47,7 pontos. No Sudeste, foi de 58,5 pontos e, no Norte/Centro-Oeste, de 49,3 pontos.

Vendas de supermercados

As vendas dos supermercados no Brasil em agosto cresceram 7,1% em relação ao mesmo período de 2018 e 4,25% sobre julho, informou hoje (4) a entidade que representa a indústria, Abras, citando dados deflacionados.

De janeiro a agosto, o setor supermercadista apresentou crescimento real de 3,39% na comparação anual, disse, destacando que se trata do maior resultado acumulado no período desde 2014.

Vendas do Dia das Crianças

A área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista projeta um crescimento de pelo menos 2% das vendas neste Dia das Crianças, na comparação com 2018. Com isto, o movimento do comércio na data deve registrar aumento próximo ao do ano passado, quando a alta foi de 2,2% em relação ao ano anterior.

A projeção é baseada nas consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), e na Pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia das Crianças, também da Boa Vista, que mostra queda da intenção de compras, mas aumento do valor médio do presente em termos reais na comparação com 2018.

Ligações de cobrança

Na avaliação do SPC Brasil, o ritmo no geral no crescimento de inadimplentes no Brasil é de desaceleração, fato que enfatiza a gestão da cobrança.

As empresas credoras têm o livre arbítrio de atuar por diferentes meios legais para cobrar este consumidor, no entanto, na maioria dos casos, este contato é feito por telefone e diversas vezes ao dia.

Com objetivo de compreender as expectativas e demandas deste setor o Instituto Locomotiva, em parceria com o serviço de cobrança digital Negocia Fácil realizou o “Raio-X do brasileiro em situação de inadimplência”.

O levantamento entrevistou 934 devedores e descobriu que 73% deles deixaram de atender telefonemas de números desconhecidos, a fim de evitar essa cobrança constante.

Empréstimos entre a classe C

A relação da classe C com as instituições financeiras está entre os temas do levantamento inédito Data Check-up Brasil – Classe C. O levantamento nacional revela que a medida em que esse público envelhece, sua experiência com o sistema financeiro também se modifica: cresce a aquisição de contas bancárias e cartões.

Verifica-se ainda um aumento na contratação de empréstimos, principalmente entre as pessoas com 55 anos ou mais, que representam 25% dos que já contrataram o serviço entre os entrevistados.

Quando o assunto é empréstimo consignado, ou seja, quando o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento, o índice chega na casa dos 4%. Dentre estes, 14% representam a parcela da população idosa (com 55 anos ou mais).

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger