“MBI do SENAI debate criatividade e tendências da educação”

Por: Pedro Leal

18/10/2017 - 05:10

As tendências da educação e criatividade foram os temas das palestras da imersão da terceira turma do Master Business in Innovation (MBI) em Educação para o Profissional do Futuro.

Com o cenário sócio-cultural e econômico em constante alteração devido aos avanços tecnológicos, estudos neste sentido se fazem cada vez mais importantes.

Professor da Fundação Instituto de Administração e da Fundação Dom Cabral e comentarista da rádio CBN, Luís Rasquilha afirmou que o atual modelo educacional, oriundo da segunda revolução industrial, ‘está atravessando um deserto e precisa se adaptar a uma nova realidade”.

Para ele, o empoderamento dos alunos (a função do professor é inspirar a descoberta), o experimento, compartilhamento de ideias (integração de experiências), construção de trilhas de formação e uso de tecnologias são as cinco tendências da educação.

Ele destacou ainda os avanços tecnológicos e do conhecimento, lembrando que no ano de 1900, o conhecimento duplicava a cada século, em 1945, a duplicação do conhecimento ocorria a cada 25 anos; em 2014, a cada 13 meses e, em 2020, será a cada 12 horas.

“Não é possível abarcar tudo”, disse. Ele destacou que de 2020 a 2025 a população da Terra deve alcançar 8 bilhões de pessoas, 100% conectadas à internet.

Este cenário exige cada vez mais preparo e atenção do mercado – e sujeita o já volátil cenário econômico e educacional a alterações cada vez mais rápidas – não é exagero postular, como fez o escritor americano Isaac Asimov, que chegará o dia em que o fluxo de informação se torne acelerado demais para se acompanhar – e isso exige que se pense em novas maneiras de lidar com a sobrecarga de informações.

O comediante e empresário Murilo Gun, um dos pioneiros da Internet no Brasil, falou sobre criatividade e inovação.

“Criatividade é a imaginação para a solução dos problemas”, disse. No seu entendimento, a criatividade surge da curiosidade e da imaginação, pode ser estimulada por paixão, mas pode ser cerceada pela falta de coragem de expor novas ideias.

O curso de pós-graduação é oferecido pelo SENAI/SC, entidade da FIESC, aos docentes do seu quadro e de outras instituições.

Os temas foram apresentados pelo professor Luís Raquilha e pelo comediante Murilo Gun. Realizado em Florianópolis, o evento foi transmitido via internet para todas as unidades da instituição.

Competição de robótica

Foto Leonardo Júlio

As unidades do SESI e do SENAI de Jaraguá do Sul estarão representadas em evento estadual que ocorre a partir desta quinta-feira (18), até o sábado, em Rio do Sul.

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazerSESI, evento de iniciação científica que reunirá atividades ‘mão na massa’, demonstrações de drones e desafios entre robôs.

O primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, profere palestra na quinta-feira (18), às 10 horas.

A programação inclui ainda interação com óculos de realidade virtual, palestras e workshops sobre inovação, indústria 4.0 e e-Social. No evento, o SESI realiza a etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League.

Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos responderão O que é necessário para se viver em uma estação espacial ou viajar para outro planeta? na nova temporada (Into Orbit) do torneio.

Participam estudantes de todo o Estado e a competição vale vaga para a fase nacional. Duas equipes do SESI e duas equipes do SENAI de Jaraguá do Sul marcam presença no evento.

“Dia do Bem” SESI

O SESI, entidade da FIESC, realiza neste sábado (20) em Jaraguá do Sul e em outras 11 cidades do estado, o Dia do Bem, evento que reunirá atividades recreativas e orientação nutricional para a comunidade.

A ação está em linha com o novo posicionamento da rede FarmaSesi, que reforça a atuação social da entidade, e vai acontecer também em Chapecó, Rio do Sul, Caçador, Joaçaba, Brusque, Joinville, São Bento do Sul, Cocal do Sul, Otacílio Costa, Indaial e São José.

Em Jaraguá do Sul, a programação vai ocorrer das 9h às 12h, na unidade do SESI na Rua Walter Marquardt, 835.

Importância da qualificação

Em visita à sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na manhã desta terça-feira (16), o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, destacou a importância da qualificação profissional no processo de inserção no mercado de trabalho.

Ele salientou que o Ministério do Trabalho vem combatendo o problema da falta de capacitação com iniciativas como a implantação do projeto Escola do Trabalhador no sistema prisional do país.

Índice de Atividade Econômica cresce pelo terceiro mês seguido

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou expansão de 0,47%, em agosto, em relação a julho deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Banco Central (BC).

De acordo com dados revisados, a economia também cresceu em julho (0,65%) e em junho (3,45%). O indicador serve como uma prévia do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?