Com o início da pandemia, 29% dos consumidores têm feito mais compras on-line, devido às medidas de restrição em combate ao novo coronavírus.

A informação foi constatada por uma pesquisa especial da Boa Vista, feita com cerca de 600 consumidores para identificar mudanças no comportamento do brasileiro com a pandemia.

Ao serem questionados sobre o meio de pagamento utilizado para o pagamento das compras on-line, o cartão de crédito foi citado por 71% dos consumidores, seguido do débito em conta (13%).

O boleto foi citado por 12%, e 4% indicaram a transferência bancária.

A pesquisa também revelou que 78% dos consumidores terão impactos na renda mensal por conta das medidas de isolamento contra o novo coronavírus.

Ainda assim, do total de entrevistados, 75% afirmaram estar de acordo com as medidas protetivas adotadas no combate ao novo coronavírus, considerando-as adequadas.

41% já fazem algum trabalho extra para complementar a renda familiar, mesmo antes do atual cenário de crise ocasionada pela pandemia.

Outra mudança de comportamento por conta da pandemia foi o hábito de estocar mantimentos: 14% dos consumidores passaram a estocar produtos comprados em supermercados, como alimentos e itens de higiene e limpeza, após o início da pandemia.

Procon retoma atendimentos

O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Jaraguá do Sul voltou com atendimento presencial desde o começo do mês.

No entanto, antes de se dirigir à sede do serviço, na Rua Leopoldo Malheiro, nº 15, Centro, o consumidor precisa agendar horário pelo site da prefeitura ou pessoalmente na sede do órgão.

Só serão atendidas duas pessoas por horário, que devem estar obrigatoriamente de máscara e seguir os protocolos de higiene estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Startup Day 2020

No dia 30 de maio, o Sebrae realiza a 6ª edição do Startup Day, evento voltado para startups de todo o país, totalmente focado em inovação.

Neste ano, o encontro será 100% virtual, com uma programação interativa e diversa, que deve reunir milhares de pessoas online.

A programação geral será gratuita e aberta ao público e, neste sábado (16), às 17h, uma live com palestrante surpresa marcará o lançamento do Startup Day 2020.

Também a partir deste sábado, as pré-inscrições do evento estarão disponíveis no portal do Sebrae.

Pensão alimentar

Pais em débito com os filhos em processos de execução de alimentos terão valores descontados no auxílio emergencial que porventura venham a receber do Governo Federal.

Essa tem sido uma decisão recorrente de juízes de varas de Família de Joinville, Criciúma e Florianópolis, a pedido da Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE-SC).

Em um caso atendido em Florianópolis, foi identificado que um pai que não mora com o filho e está em débito com a obrigação de alimentos conseguiu cadastrar-se no sistema da Caixa Econômica Federal e incluiu o CPF da criança para receber mais R$ 600.

“Com isso, a mãe que de fato é responsável não teve acesso ao valor que lhe seria devido”, relata a defensora pública Raquel Sabat.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul