Líderes ressaltam importância da boa governança para longevidade das empresas em encontro dos 84 anos da Acijs

Foto: Caroline Stinghen

Por: Pedro Leal

29/06/2022 - 06:06 - Atualizada em: 29/06/2022 - 08:13

Entender que governança é uma jornada que requer busca constante de conhecimento, disciplina como atitude e respeito à hierarquia, é um dos princípios para que empresas familiares ou não se mantenham longevas e gerem resultados como negócio.

A mensagem foi deixada por três lideranças no assunto, no Encontro Empresarial realizado pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) na noite de segunda-feira (27) , marcando os 84 anos de fundação da entidade.

Participaram do evento os ex-presidentes da entidade Décio da Silva, Jaime Richter e Monika Hufenüssler Conrads. Para uma plateia de mais de 450 pessoas, eles abordaram o tema “Desmitificando a Governança – Como construir empresas longevas e sustentáveis”, mediado pela presidente da Acijs Ana Clara Franzner Chiodini.

Presidente no período 2006-2008, Jaime Richter falou sobre o reconhecimento que a governança vem alcançando como ferramenta para o crescimento sustentável de empresas em todos os segmentos econômicos.

“Há 20 anos, quando se falava em governança corporativa a ideia era de que apenas grandes companhias deveriam seguir um modelo de gestão orientado por conselhos consultivos. Graças ao trabalho de entidades como a Acijs, com palestras e eventos que trouxeram o tema para seus associados, essa percepção mudou. Na verdade, a governança começa com a própria origem de qualquer empreendimento”, assinalou o empresário, que atua como conselheiro de Administração de diversas empresas.

Monika Hufenüssler Conrads, que presidiu a Acijs no período 2012-2014, traçou um panorama da governança em empresas de origem familiar em relação às companhias não familiares. “A boa governança em um ambiente familiar é tão importante quanto nas empresas corporativas”, destacou a empresária, que faz parte da terceira geração da Duas Rodas Industrial e se confessa “uma apaixonada pelo tema.”

“Sem essa base de sustentação, nenhuma empresa consegue seguir em frente. É necessário que a missão seja clara e compartilhada, que a família seja capaz de administrar os negócios como empresários de fato”, ponderou. Reforça que “não existe negócio sem risco, para crescer é preciso ousar e na governança saber decidir, entender que a empresa é maior do que a família.”

Ex-presidente da Acijs no período 1994-1996, Décio da Silva trouxe ao evento a experiência da WEG com o planejamento sucessório e a governança. Segundo dele, foram os princípios de governança adotados já nos primeiros anos da empresa que permitiram à companhia chegar ao patamar atual como uma das mais competitivas em seu mercado de atuação em nível global.

 

Donini

Um dos mais reconhecidos empreendedores catarinenses, Vicente Donini, completa em 2022, 30 anos de atuação na Marisol, grupo têxtil com sede em Jaraguá do Sul. O industrial, atual presidente do Conselho de Administração da empresa e proprietário da Vivalti Vinícola, ainda acumula três décadas de trabalho na WEG, multinacional também com matriz no Norte catarinense.

Bold

A Bold marcou presença na Fispal Tecnologia, uma das maiores feiras do setor no País, realizada em São Paulo. O evento ocorreu entre 21 e 24 de junho e reuniu mais de 350 expositores. Para a empresa jaraguaense, a Fispal foi uma oportunidade de divulgação da marca e do amplo portfólio de produtos e soluções. O evento também serviu para conhecimento de mercado e de aplicação de materiais.

Fertilizantes

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na segunda-feira (27) que o país vai garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes para o setor agrícola brasileiro. O compromisso foi reforçado durante conversa telefônica entre o líder russo e o presidente Jair Bolsonaro.

Inflação

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse na segunda-feira (27) que “o pior momento da inflação já passou”, e que, graças ao histórico de convívio que o Brasil teve com altos índices inflacionários, a autoridade monetária brasileira conseguiu “sair na frente”, adotando ferramentas capazes de frear o processo inflacionário.

Falando na Acijs….

No mês em que completa 84 anos de fundação, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) está inovando o programa de educação empresarial, que busca apoiar a melhoria da gestão dos associados da entidade. Depois de lançar o inédito programa de mentoria, em julho a novidade é a série Trilha Empreendedora exclusiva para empresas do quadro de associados. São três capacitações com focos específicos nas áreas de vendas e marketing, finanças e na gestão de pessoas e liderança.

Petróleo

O grupo das sete potências econômicas (G7) concordou em explorar a imposição de uma proibição ao transporte de petróleo russo vendido acima de um determinado preço, disseram os líderes na terça-feira (28), em comunicado. “Convidamos todos os países com ideias semelhantes a se juntar a nós em nossas ações”, acrescentaram.