O governador Carlos Moisés cumpriu agenda em Joinville nesta quarta-feira (27), para apresentar as medidas de enfrentamento ao coronavírus entre outras ações do governo estadual.

O governador foi recebido pelo presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), João Joaquim Martinelli, na sede da instituição. O pedido da agenda foi solicitado pelo chefe do executivo ao empresário.

Participaram do encontro os prefeitos de Joinville, Udo Döhler, de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo.

Também acompanharam o encontro o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Luis Hufenüssler Leigue, e da Associação Empresarial de São Francisco do Sul, Bruno Gama Lobo.

Ainda estiveram na agenda os deputados estaduais e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior e o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Derian Campos.

Crediário

Fortalecer o comércio local é um objetivo constante na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul.

Agora, em meio às dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19, a entidade vem trabalhando ainda mais enfaticamente nessa questão e, para contribuir com a retomada da economia, acaba de lançar o SPC Crediário.

A plataforma proporciona às micro e pequenas empresas a oportunidade de oferecer aos consumidores um sistema de crediário, facilitando as vendas e trazendo segurança em relação à inadimplência.

Deflação econômica

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou deflação (queda de preços) de 0,59% neste mês de maio.

A taxa é menor que a observada em abril deste ano (-0,01%) e em maio do ano passado (0,35%).

Se havia dúvidas do nível da crise atual no país, temos agora uma das mais claras indicações de uma economia tentando manter os níveis de consumo diante da perda de poder aquisitivo, causada por reduções de carga horária e demissões em massa.

O desejável é que esse processo deflacionário não seja uma prévia do que tende a vir após uma deflação em uma crise: a inflação explosiva.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a menor variação mensal do IPCA-15 desde o início do Plano Real, em 1994.

Reaproveitamento

O processo de fundição industrial consome grande quantidade de matéria-prima, gerando um volume equivalente de resíduos, como é o caso da ADF (Areia Descartada de Fundição).

Segundo ela, milhões de toneladas de ADF são depositadas em aterros industriais anualmente no Brasil.

A partir disso, o Grupo Menegotti implantou um projeto de reuso desse material, otimizando os recursos naturais.

A areia descartada da fundição será reutilizada no setor de construção civil, atitude amparada em lei estadual sancionada em 2018.

Consumo em queda

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 13,1% na passagem de abril para maio deste ano.

Essa foi a queda mais intensa do indicador desde o início da pesquisa, em janeiro de 2010.

Fundo garantidor

A medida provisória que permitirá injetar recursos no Fundo Garantidor de Investimentos (FGI) está pronta para ser enviada ao Congresso, disse nesta terça-feira(26) o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

Em transmissão ao vivo para a empresa de auditoria contábil KPMG, ele declarou que a ampliação do fundo, que cobre possíveis calotes de micro e pequenas empresas, sairá nos próximos dias.

O aporte de recursos ao FGI é essencial para destravar o crédito a micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia de coronavírus.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul