A estabilização da economia e o fim do clima de insegurança quanto aos rumos do país ainda não veio: em meio à controvérsias, polêmicas e medidas pouco claras do governo federal, o clima de incerteza quanto aos rumos da economia brasileira segue crescente.

O Indicador de Incerteza da Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 8,1 pontos de março para abril e chegou 117,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Esse é o maior nível desde setembro do ano passado (121, 5 pontos) - ou seja, estamos quase no mesmo nível de incerteza que se tinha durante o período eleitoral, enquanto o país se encontrava em seu mais elevado nível de polarização e divisão.

A alta do indicador foi influenciada por seus dois componentes. O componente de mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza na imprensa, subiu 6,4 pontos. O componente de expectativa, construído a partir das previsões dos analistas econômicos, teve alta de 11,4 pontos.

De acordo com a pesquisadora Raíra Marotta, responsável pelo estudo, uma série de fatores contribuíram para a alta do indicador, como a instabilidade política do governo, a gradual tendência à revisão dos indicadores da economia e a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Para Raíra, nos próximos meses, “na medida em que o governo consiga avançar no alinhamento com o Congresso, é possível que o indicador volte a recuar”.

Enquanto isso, o país segue em rumos desconhecidos. A maior das pautas econômicas, a reforma da Previdência, avança a passos lentos. Em troca de votos favoráveis, o executivo promete R$ 40 milhões em verbas para emendas - e para obter apoio popular, o governo planeja uma vasta campanha publicitária em prol da reforma. Esperemos para ver.

Comemoração: Coolworking completa um ano

Com o foco na colaboração, o Coolworking trouxe a Jaraguá do Sul uma alternativa atual de trabalho, na qual a conexão entre profissionais de diferentes áreas é o mais importante. Incentivando a criatividade e a troca de experiências, o espaço comemora, neste dia 1º de maio, um ano de atividade e, para celebrar o momento, promove uma ação especial.

Espaço de coworking abriu as portas no ano passado e se mantém na ativa. Foto: Divulgação

A celebração começa às 12h e é aberta para o público. O evento conta com a música do DJ Xandi, Food Truck da Bodega Burger e chope Stannis com a Oasis Beer Truck. O evento, previsto para terminar às 20h, ainda terá a presença de diversos formadores de opinião e influenciadores digitais da região.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?