Em meio a um cenário global de resultados negativos nas Bolsas de Valores mundo afora, o Ibovespa, o indicador de performance da B3, se consolida com a segunda melhor performance do globo, atrás apenas do índice Bist Naz, da Turquia. As informações são da Revista Exame.

O Ibovespa registrou um crescimento de 12,76%, em dólares, desde janeiro deste ano - pouco mais de um terço da performance avassaladora do índice turco, com crescimento de 34,05%.

O crescimento tem se demonstrado em países emergentes. O Ibovespa foi seguido pelo Merval, da Argentina, com valorização de 11,3%, o QE all share o Catar, que ganhou 7,6%, e o Dfm Geral dos Emirados Árabes Unidos, que subiu 5,6%.

Nos países desenvolvidos, os indicadores registram performances negativas.

Desde o começo do ano, em Wall Street, o Nasdaq perdeu 31,14%, o S&P 500 caiu 21,95%, o Dow Jones ficou no vermelho em 16%. Na Europa, o EuroStoxx 50 caiu 30,12%. Na Ásia, o Hang Seng perdeu 28,20%, enquanto o Nikkei caiu 27, 26%.

Segundo a publicação, ironicamente a dependência dos países emergentes em commodities veio a calhar em meio a crise. As bolsas desses países são fortemente movimentadas por grandes empresas do setor de petróleo e gás ou de commodities, cujas ações são beneficiados pelo salto nas cotações das matérias-primas.

No o caso do Ibovespa, o indicador é puxado por empresas como Petrobras (PETR3) e a Vale (VALE3).

A presença bancária também tem aumentado a rentabilidade destes indicadores, com alta generalizada das taxas de juros.

 

PIB

A economia brasileira deverá crescer mais que o inicialmente previsto este ano, mas desacelerará a partir do próximo ano, divulgou na quarta-feira (19) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB - soma dos bens e serviços produzidos no pais) crescerá 2,6%, contra estimativa anterior de 1,6%. Em 2023, o Brasil deverá crescer 1%, no mesmo ritmo da Argentina.

Havan

A Havan recebeu, na noite de terça-feira (18) dois prêmios de Excelência em Varejo pelo ranking IBEVAR-FIA. A premiação anual revela as empresas do varejo brasileiro com maior faturamento e examina-se, também, a eficiência operacional das organizações, além da imagem das empresas varejistas segundo o público consumidor. O estudo é considerado um dos mais amplos sobre as operações do setor presentes no Brasil.

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,1% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior, e atingiu 87 pontos em uma escala de 0 a 200. A pesquisa foi divulgada na quinta-feira (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Labic

O Laboratório de Inovação Cidadã do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul (LabIC Novale) vai integrar a programação do Circuito Urbano, evento promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Nesta sexta-feira, representantes do LabIC e do Novale Hub conduzirão um painel para discutir o papel dos laboratórios de inovação cidadã para a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento será virtual e terá início às 15h.