Mercado | Há profissões que máquina alguma pode fazer

Por: Pedro Leal

15/03/2018 - 11:03 - Atualizada em: 22/03/2018 - 11:35

A plataforma de classificados de empregos Indeed divulgou neste fim de semana um estudo sobre os empregos que, apesar dos avanços na tecnologia, da automação e da mudanças no mercado de trabalho, se encontram em menor risco de serem substituídas por máquinas.

O temor de ser “trocado pela máquina” é um que acompanha alguns setores profissionais desde o início da revolução industrial, entre os séculos XVIII e XIX. A automação industrial veio acompanhada do surgimento de movimentos anti-tecnológicos – o mais famoso (ou infame) dos quais os Ludditas, oponentes fervorosos da mecanização e industrialização da tecelagem.

Hoje, com os avanços constantes da era da informação, são poucas as profissões que não tiveram que se reinventar para se adequar a modernidade – quer com novas técnicas, quer mudando radicalmente sua forma de atuação.

Mas segundo o vice-presidente de vendas do grupo para o Brasil, algumas empresas são “insubstituíveis”.   Segundo a empresa, as profissões que vão continuar existindo envolvem gestão de pessoas, trabalho criativo e habilidades de cuidado e tratamento.Essas profissões, ligada à comunicação, culinária, recursos humanos e saúde, dependem de capacidades que – até o momento – não podem ser suplantadas por máquinas.

Isso, obviamente, não significa que elas estejam isentas da necessidade de se adequar aos tempos modernos. A tradução por exemplo, atividade o que não pode ser tomada por robôs, ainda assim mudou radicalmente com a digitalização – e tradutores “no braço” ficam defasados quando comparados aos seus colegas informatizados.

Embora não estejam ameaçados, profissionais nestas áreas tem a obrigação de acompanharem o desenvolvimento tecnológico – para não serem deixados para trás por seus colegas mais tecnologicamente afiados. Ao mesmo tempo, o fator humano – e por ora, insubstituível – é o que elas tem de mais valioso.

 

WEG move mineração no Canadá

Boas notícias para a WEG: a empresa foi agraciada com o pedido de motores elétricos de baixa e média tensão para todo o projeto KSPC Bethune, mina de potássio do grupo K +S – o maior produtor de sal e um dos maiores produtores de potássio do globo. O sítio é a primeira nova mina de potássio em terreno inexplorado em Sasketchewan, Canadá, em mais de 50 anos. Extraído por todo o mundo, o elemento é usado primariamente para a produção de fertilizantes.

 

Núcleo de inovação tem primeira reunião do ano

O Núcleo de Inovação da FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi em Jaraguá do Sul, tem sua primeira reunião do ano nesta quarta-feira, dia 21.O grupo reúne empresas que se dedicam a projetos de inovação, com o objetivo de troca de informações e disseminação de conceitos que podem ser aplicados na melhoria da gestão, de processos de fabricação e que resultem em serviços e produtos inovadores. O encontro vai ocorrer às 16 horas, na Faculdade Senai de Tecnologia (Bloco F, Sala “Marisol”) e é aberto à participação de empresas além das que já fazem parte do núcleo.

Panorama Nacional

Cai a projeção de inflação

O mercado financeiro reduziu pela sétima  semana seguida a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,67% para 3,63%, de acordo com o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC) sobre os principais indicadores econômicos. A projeção segue abaixo da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação está em 4,20%, um pouco abaixo da meta, de 4,25%.

E a atividade econômica

A atividade econômica iniciou o ano em queda, segundo  com dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) registrou retração de 0,56% em janeiro, comparado a dezembro. No entanto, comparado com janeiro de 2017, houve crescimento de 2,97%, de acordo com os dados sem ajustes já que a comparação é entre períodos iguais.

Muda o cálculo de Juros de Longo Prazo.

O cálculo da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) passou a ser automático e divulgado trimestralmente. A decisão foi publicada na edição de segunda-feira do Diário Oficial da União, e foi tomada na última sexta-feira (16) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A TJLP, por determinação legal, não pode mais ser utilizada em novos contratos de financiamento, valendo apenas para as operações já contratadas. Para substituir a taxa, foi criada no ano passado a Taxa de Juros de Longo Prazo (TLP). A ideia é que a nova taxa fique mais próxima dos juros praticados no mercado financeiro.

Bolsas operam em baixa

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, operava em tendência negativa nesta segunda-feira, acompanhando o cenário negativo das bolsas no mercado internacional, com a sessão marcada ainda pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações.Perto das 13h, o Ibovespa caía 0,9%, a 84.118 pontos.  A Vale e a Bradespar lideravam as baixas do dia, com desvalorização de mais de 3%, devido à queda nos preços do minério de ferro na China.

INTERNACIONAL

O valor acionário do Facebook teve uma queda de US$ 25 bilhões – 5% do valor da empresa –  na manhã desta segunda-feira, resultado do escândalo de vazamento de dados cercando a empresa de dados Cambridge Analytica e preocupações quanto a segurança e privacidade dos dados de usuários.