O Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) prepara edital de chamada pública para financiar projetos de infraestrutura. O documento deverá ser discutido na reunião do Comitê de Investimento do fundo, prevista para ocorrer em 28 de agosto.

“Na próxima reunião, nós vamos aprovar edital de chamada pública abrindo para quem quiser, no Brasil inteiro, apresentar os seus projetos de infraestrutura”, disse Carlos Eduardo Abijaodi, presidente do comitê, após reunião ocorrida na última quarta-feira (31), em Brasília, na sede da Caixa Econômica Federal, gestora do fundo.

Projeções estagnam

A projeção de crescimento da economia do mercado financeiro, publicada semanalmente pelo Banco do Brasil através do Boletim Focus, estagnou em 0,82%, perspectiva que se mantém relativamente estável há quatro semanas. Ao começo do ano, a projeção era de 2,5% - fraca, ainda longe da recuperação, mas longe da estagnação.

Competitividade

Apesar de Paulo Eli, secretário estadual da Fazenda, ter firmado compromisso de neutralizar a redução de incentivos fiscais essenciais aos consumidores e à economia catarinense, não foi o que ocorreu, segundo a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), em comunicado à imprensa.

O acordado era que até 31 de agosto fosse aprovado o chamado ‘PL do Rescaldo’, que reavaliaria a questão em função da preocupação de diversos setores da economia, o que não aconteceu. Diante disso, a Acif teme a perda de competitividade frente a outros estados, que ficarão mais atrativos.

Capacitação

Cada vez mais, conteúdos disponibilizados por vias digitais se juntam ao ensino presencial para quem busca aperfeiçoamento em variadas áreas.

Pensando nisso, a Spin firmou uma parceria com a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Santa Catarina (Fampesc).

Em breve, seus os associados terão acesso à Exponencial.vc, plataforma digital voltada a soluções da nova economia.

Moeda do Facebook

A nova moeda Libra, ligada ao Facebook, não será implantada à margem das legislações nacionais ou desrespeitando autoridades reguladoras dos sistemas financeiros de cada país.

A posição foi apresentada por Dan Schulman, diretor-executivo da PayPal, uma das empresas integrantes do consórcio montado com o objetivo de criar e gerir a moeda, uma rede de companhias liderada pelo Facebook.

Cheque especial

O uso do cheque especial, modalidade de crédito mais cara para as famílias, continua alto – mesmo após o anúncio da autorregulação, estratégia adotada por bancos há pouco mais de um ano.

A medida entrou em vigor em julho de 2018 e estabelece a oferta automática de parcelamento mais barato para consumidores que usam mais de 15% do limite por 30 dias consecutivos.

Preço do gás

Com a promessa de derrubar o preço do gás natural em até 40%, a nova política para o setor precisará de medidas adicionais para que a redução chegue à cozinha do brasileiro.

Estudo divulgado na semana passada pelo Ministério da Economia lista três medidas para melhorar a competitividade do preço aos consumidores residenciais.

Produzido pela Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap) da pasta, o documento defende o fim da política que concentrou o mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos botijões de até 13 quilogramas (kg).

A medida pode ser implementada ainda neste mês. Outras duas medidas são a liberação da venda fracionada de gás de cozinha e o enchimento de um mesmo botijão por diferentes marcas.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger