Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Financiamento das importações argentinas pode facilitar exportações brasileiras

Por: Pedro Leal

18/11/2022 - 06:11 - Atualizada em: 18/11/2022 - 08:01

Em seminário na Federação das Indústrias (Fiesc), o diretor no Brasil do Banco la Nación Argentina, Jorge Matias, informou que a instituição pode financiar ou emitir carta de crédito para facilitar o pagamento dos importadores argentinos.

“Essa é uma medida importante para os exportadores brasileiros, que podem receber os pagamentos num prazo menor e ter mais previsibilidade nos negócios com o país vizinho, que é o terceiro principal parceiro comercial de Santa Catarina”, afirmou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. O tema foi debatido durante encontro, na quarta-feira (16), em Florianópolis, com a participação de empresários catarinenses e argentinos.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, explica que, atualmente, os pagamentos feitos pelos importadores argentinos para os exportadores de qualquer lugar do mundo, inclusive os brasileiros, demoram cerca de 180 dias. “O financiamento permite que o exportador receba o dinheiro antes dos 180 dias, o que garante preço e prazo melhores”, avalia, lembrando que o banco tem filial em São Paulo.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Argentina, Federico Servideo, salientou que a Argentina passa por uma crise econômica complicada, mas que, do ponto de vista comercial, é preciso olhar o médio e o longo prazos.

“Sem deixar de reconhecer as dificuldades, que não vão se resolver no curto prazo tão facilmente, aparecerão opções como essa que o banco nos apresentou, que vão permitir uma maior integração dos mercados. Mais do que concorrentes, somos economias complementares”, afirmou.

Ainda durante o evento, representantes de empresas catarinenses e argentinas apresentaram cases. Entre elas, destacam-se: a Círculo, de Gaspar; a Indumak, de Jaraguá do Sul, e as argentinas Fimaco, que tem filial em Lontras, no Alto Vale do Itajaí, e a plataforma Latindyl, marketplace voltado principalmente para fomentar pequenos e médios negócios.

Santa Catarina exportou US$ 704,5 milhões para a Argentina no acumulado do ano até outubro.

 

“Paciência”

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta quinta-feira (17) a regra do teto de gastos, afirmando que ela deveria restringir o pagamento de juros ao sistema financeiro e garantir a manutenção dos desembolsos para a área social, e desdenhou das reações do mercado financeiro à suas falas. “Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência. Porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, acrescentou.

Informalidade

A taxa de informalidade ficou em 39,4% no terceiro trimestre. Os maiores percentuais foram registrados no Pará (60,5%), Maranhão (59,1%) e Amazonas (57,1%). As menores informalidades no período foram observadas em Santa Catarina (25,9%), no Distrito Federal (29,8%) e em São Paulo (30,6%). As maiores proporções de formalidade estão em Santa Catarina (88,4%), no Rio Grande do Sul (81,3%) e em São Paulo (81,2%). As menores foram verificadas no Maranhão (47,0%), Piauí (48,5%) e Pará (50,3%).

Auxílio

O Projeto de Lei 2479/22 inclui os motoristas de transporte individual e entregadores por aplicativos no Programa Auxílio Brasil (Lei 14.284/21). Pelo texto, regulamentação posterior definirá os termos do enquadramento da categoria. A proposta foi apresentada pelo deputado Célio Studart (PSD-CE) à Câmara dos Deputados. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Bancos

As agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de Copa do Mundo em que a seleção brasileira jogar. A decisão foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os jogos da primeira fase estão marcados para os dias 24 de novembro, às 16h contra a Sérvia; 28 de novembro, às 13h contra a Suíça; e no dia 2 de dezembro, contra Camarões, às 16h.

Reunião

Nesta sexta-feira (17), a partir das 11h, o governador eleito, Jorginho Mello, terá encontro com industriais na Federação das Indústrias (Fiesc), em Florianópolis. Ele participará da reunião de diretoria da entidade, que também contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador João Henrique Blasi

Inflação

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou deflação (queda de preços) de 0,59% em novembro deste ano. A queda é menor do que a observada em outubro (-1,04%). Com o resultado, o IGP-10 acumula taxas de inflação de 5,70% no ano e de 5,55% em 12 meses.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).