Fim de ano vem com aumento no número de viagens

Por: Pedro Leal

17/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 17/11/2021 - 08:14

As agências de turismo vêm registrando um aumento gradativo na demanda com a reabertura do turismo internacional para turistas brasileiros e o avanço da vacinação no Brasil, afirma o Sócio Gerente na Cosmos Turismo, Killian Sohn Neto. O crescimento na demanda por viagens internas foi de 40%, segundo Sohn Neto.

É importante para o turista brasileiro manter a vacinação em dia – embora o mundo esteja voltando a abrir as portas para os turistas tupiniquins, essa abertura está condicionada a imunização contra a Covid-19. Após mais de um ano sem viagens, o consumidor tem buscado compensar a vontade de viajar, avalia Killian.

Outra aposta para as viagens no fim de ano tem sido dois destinos tradicionais de fim de ano: a serra Gaúcha pelos eventos de Natal e os destinos de Nordeste para o turismo de verão, como Salvador. Praias, tanto catarinenses quanto país afora, também tem registrado aumento na demanda, apontando para destinos em SC como Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú.

A maior procura internacional tem sido Portugal, onde todas as vacinas usadas no Brasil são reconhecidas para a entrada de turistas, juntamente com a Alemanha e a França. Também há forte procura por destinos caribenhos – e pelos EUA, com a reabertura para turistas brasileiros, mesmo com a alta expressiva do dólar. Segundo o gerente de turismo, a procura por viagens aos EUA mais do que triplicou em comparação com o ano anterior.

A Anvisa liberou, a tempo da temporada de verão, a retomada de cruzeiros na costa brasileira, em rotas saindo de Santos, Rio de Janeiro e algumas em Itajaí – mas como a saída para o exterior, os cruzeiros seguem com regras rígidas para sua liberação.

Killian frisa as velhas regras para uma boa viagem de fim de ano, com as adições para a pandemia: comprar as passagens com antecedência, pesquisar os preços e os destinos, e, acima de tudo, manter a vacinação em dia.

Acesso bancário

O acesso da população ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) cresceu nos últimos três anos, com 261 milhões de novas contas, atingindo a marca de 96% dos adultos (mais de 15 anos) com algum relacionamento bancário. Em 2017, esse percentual era de 86,5%. Foram 14 milhões de cidadãos incluídos no SFN só no ano passado, de acordo com o Segundo Relatório de Cidadania Financeira, publicação trienal divulgada na quinta-feira (11) pelo Banco Central (BC).

Déficit

Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria da Fiesc debateu, em reunião híbrida na quinta (11), alternativas de cultivos de inverno de cereais para alimentação animal. No evento, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentaram resultados parciais de um estudo que realizam desde 2013 para identificar essas opções que podem suprir o déficit de grãos para nutrição animal, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, embora os dois estados tenham de 5 milhões a 6 milhões de hectares livres para o plantio no inverno.

Auxílio

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que abre espaço de R$ 9,4 bilhões no orçamento da Seguridade Social para o pagamento, ainda este ano, do Auxílio Brasil. A medida remaneja o saldo do Bolsa Família, que foi extinto e substituído pelo novo programa social do governo. Os recursos são em favor do Ministério da Cidadania.

Touro

Um touro dourado de quase 1 tonelada e 5 metros de comprimento vai virar atração principal na Bolsa de Valores de São Paulo. Em frente ao edifício da Quinze de Novembro, a estátua feita pelo artista plástico Rafael Brancatelli, será inaugurada no dia 16 de novembro. A escultura se inspira no “Charging Bull”, o touro de Wall Street, inaugurado em 1989.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 9,33% para 9,77% neste ano. É a 32ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de terça-feira (16), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos.

Auxílio Brasil

Os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas do auxílio Brasil, que começa a ser pago nesta quarta-feira, pelo aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação da conta poupança digital da Caixa.