Fiesc realiza reunião entre indústria e setor de defesa

Por: Pedro Leal

29/03/2022 - 06:03

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realiza na quarta-feira (30) uma reunião conjunta do Comitê da Indústria de Defesa da Fiesc e Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria.

O evento é coordenado pelo Comitê da Indústria de Defesa da Fiesc (Comdefesa), e tem como objetivo mostrar as oportunidades das indústrias da região, o potencial fornecimento de produtos e materiais para os três ramos das forças armadas: Marinha, Aeronaútica e Exército.

A entidade convida os empresários da região e do estado a serem “potenciais fornecedores” e conversar direto com as Forças Armadas do Brasil.

O encontro, de forma presencial no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) e de forma virtual pelo Zoom, ocorre na quarta-feira, às 10h.

A programação conta com palestra do Coronel Francisco Cândido Amaral Schroeder, oficial de ligação da diretoria de fabricação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Cascavel. O militar discorrerá sobre as oportunidades para a indústria no fornecimento de ferramentas voltadas para veículos blindados.

Empresários interessados devem fazer inscrição pelo URL bit.ly/comdefesa-campi-30-03

Medicina robótica

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (28) a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), regulamentando os novos procedimentos médicos no Brasil com o uso de plataforma robótica. Segundo a resolução, a cirurgia Robô-Assistida é modalidade de tratamento cirúrgico a ser utilizada por via minimamente invasiva, aberta ou combinada, para o tratamento de doenças em que já se tenha comprovado sua eficácia e segurança.

Repescagem

Quem não sacou recursos esquecidos em instituições financeiras na primeira rodada tem uma nova chance. O Banco Central (BC) divulgou mais uma repescagem do site Valores a Receber. Até 16 de abril, haverá novo cronograma de agendamento de saques baseado no ano de nascimento ou de fundação da empresa. Segundo o BC, todo mundo que fez a consulta terá de repetir o procedimento. As instituições financeiras acrescentaram informações ao sistema e pode haver novos recursos esquecidos. Mesmo quem sacou o dinheiro deve refazer a consulta.

Medicamentos

Os medicamentos devem sofrer um aumento nos próximos dias, a previsão é que os novos valores passem a vigorar a partir do dia 1º de abril, com a autorização pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão vinculado à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). As previsões do mercado é que esse aumento fique acima de dois dígitos, impactando ainda mais as finanças dos brasileiros.

Festival de inovação

O Ágora Tech Park, maior parque tecnológico de Joinville, completa três anos de operação nesta terça-feira (29), com um “festival de inovação” ao longo de cinco dias. A programação conta com mostras de cinema e de artes, workshops, rodadas de negócio e pitches de startups – e o lançamento de projetos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema do Norte catarinense.

Crédito

A Caixa Econômica Federal inaugurou na segunda-feira (28) um novo programa de empréstimos, com crédito de até R$ 1 mil para pessoas físicas e até R$ 3 mil para pequenos empresários com cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), mesmo que estejam com nome sujo: o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).

Voos

Boas notícias para os catarinenses: o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, retoma nesta terça-feira (29) os voos entre a capital e Buenos Aires, na Argentina. A rota havia sido suspensa por conta da pandemia. Agora, volta a contar com três voos por semana, pela Gol Linhas Aéreas.

Inflação

O mercado financeiro aumentou pela 11ª vez consecutiva a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do Boletim Focus, divulgada na segunda-feira (28) pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar este ano em 6,86%. Há uma semana, a projeção do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 6,59%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,6%.