Fiesc e Prefeitura de Guaramirim concluem ciclo do projeto Despertando Potencialidades

Por: Pedro Leal

05/01/2022 - 06:01

Iniciativa de inclusão por meio do acesso ao aprendizado, o projeto Despertando Potencialidades é uma ação de parceria entre a Fiesc e a Prefeitura de Guaramirim com o objetivo de oferecer formação inicial e continuada para a promoção ao mercado de trabalho através de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.

Com aulas iniciadas em outubro e concluídas agora em dezembro, na unidade do Senai em Guaramirim, a ação atendeu pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal atendidas pela administração municipal, entidades ligadas a obras sociais e do projeto Fome de Amor.

As ações envolveram cursos profissionalizantes, acompanhamento, orientação à profissionalização e o encaminhamento ao mercado de trabalho depois de capacitá-las em atividades como assistente administrativo, auxiliar de almoxarife, eletricista residencial básico, mecânica básica de motocicleta, panificação e confeitaria e como operador de empilhadeira.

A entrega de certificados aos formandos contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Neuci Conceição Feldmann Delai, da diretora administrativa Patrícia Varela e do chefe de programas e ações do município, Noslen Boeira de Oliveira, além da gerente executiva regional do Sesi e Senai, Daren Vargas Basso de Souza, e do coordenador do projeto Fome de Amor, pastor Patick Lima e da assistente social Viviane Maciel dos Santos, entre outras autoridades.

Outra iniciativa da Fiesc, por meio da vice-presidência regional, o programa EJA Profissionalizante – Educação de Jovens e Adultos realizou a formatura de 151 estudantes durante solenidade no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Sem Cruzeiros

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou na segunda-feira (3) a suspensão voluntária das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro deste ano. A medida ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado.

Investimento

No Dia do Hemofílico no Brasil (4), o Ministério da Saúde anuncia que, este ano, deve investir R$ 1,8 milhão para aquisição de medicamentos para tratamento dessa e de outras doenças hemorrágicas hereditárias. O país tem a quarta maior população de pacientes com hemofilia do mundo, cerca de 13 mil pessoas, segundo a Federação Mundial de Hemofilia.

Ibovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo divulgou na segunda-feira (3) a composição da nova carteira do índice Ibovespa B3, que vai vigorar até 29 de abril de 2022, com base no fechamento do pregão de 30 de dezembro de 2021. Entraram para a formação do índice, as ações da Positivo Tec ON (POSI3), CSN Mineração ON (CMIN3) e 3R Petroleum ON (RRRP3), totalizando 93 ativos de 90 empresas.

Postoss

O presidente Jair Bolsonaro, sancionou, com vetos, a lei que autoriza os postos de combustível a comprarem etanol hidratado diretamente dos produtores ou importadores, desobrigando-os de recorrerem à intermediação de distribuidoras.

O presidente vetou o trecho da lei que permitia que as cooperativas de produção ou comercialização de etanol vendessem o combustível diretamente para os postos de gasolina.

Crescimento

Em um mercado cada vez mais competitivo e acelerado, a Lyncas, empresa de tecnologia da informação com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, está em expressivo crescimento. A empresa iniciou as atividades em 2019, com apenas dois colaboradores, e nos últimos dois anos acompanhou a expansão do setor de tecnologia da informação, que em 2020 cresceu 23% no Brasil. Como resultado, a empresa fecha 2021 com cerca de 100 funcionários e mais de 30 vagas abertas.

Emprego

O Sistema Nacional do Emprego (Sine), integrado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), vem oferecendo entre 6 a 8 mil vagas de emprego semanalmente. Em momentos do ano de 2021, o Sine chegou a ofertar mais de 10 mil vagas. As possibilidades são em diferentes áreas e na primeira semana de 2022, o Sine tem um total de 5.855 vagas abertas, 67 delas para pessoas com deficiência (PCD).