Fiesc discute reinvenção da indústria pós pandemia

Indústria metal mecânica | Foto Chan/We Art

Por: Pedro Leal

09/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 09/11/2021 - 08:08

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove o Fórum Radar Reinvenção nesta terça e quarta-feira ( 9 e 10), com a participação de lideranças empresariais e especialistas nacionais e internacionais.

O evento será híbrido, com participação presencial restrita a presidentes e executivos de empresas convidadas, mas será transmitido pela internet. Com correalização de Sesi e Senai, o fórum vai aprofundar o debate sobre a reinvenção dos negócios diante da aceleração das mudanças trazidas pela pandemia.

Nesta terça-feira, o evento se inicia às 10h e se encerra às 19h20. Na quarta-feira, se inicia às 9h e termina às 15h.

O evento será realizado com rigorosa observação dos protocolos de segurança.

Entre os painelistas confirmados para o Fórum estão: Andrea Salgueiro, presidente da Whirlpool Brasil; Fernando de Rizzo, CEO da Tupy; Sandro Sambaqui, gerente-geral da ArcelorMittal Vega; Patricia Bobbato, diretora de pessoas do Grupo Tigre; Hilton José da Veiga Faria, diretor de RH e sustentabilidade na Weg; Fernando Sigal, cofundador e diretor de produtos da Reserva; Cesar Gomes Junior, chairman do Grupo Portobello; Leonardo Zipf, presidente Duas Rodas; Cristiano Buerger, CEO da Tecnoblu; Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia; Sérgio Luiz Cotrim Ribas, CEO da Irani; Alex Marson, CEO da Rudolph; Filipe Colombo, CEO Anjo Tintas; Guilherme Bertani, presidente da Docol, além de Mansueto Almeida, economista-chefe BTG Pactual, e Caio Megale, economista-chefe da XP.

Tarifa

A redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação de 87% dos produtos de fora do Mercosul injetará R$ 246 bilhões na economia brasileira até 2040, disse na última sexta-feira (5) o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt. Segundo ele, as exportações aumentarão R$ 280 bilhões no mesmo período, com a inserção internacional da indústria brasileira.

Essencial

O ministro da Economia Paulo Guedes, disse na segunda-feira (8) que o mercado digital é fundamental no processo de modernização do Mercosul para ampliar a capacidade de resposta a novos arranjos de integração global. “Temos que incluir essa pegada digital”, disse, sobre criar um mercado atraente e moderno para os negócios.

Duas Rodas

A Duas Rodas, pelo quarto ano consecutivo, está entre as três primeiras colocadas na categoria “Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos” do Prêmio Compliance ESG Brasil 2021, conquistando a segunda colocação. Além deste destaque, se posicionou entre os top 10 em “Sistema de Gestão Integrada”.

Mundo Senai

Na próxima quinta-feira (11), o Mundo Senai apresenta uma série de oportunidades em formação profissional por meio de um evento online e gratuito. Das 14h às 17h, os inscritos no encontro poderão conhecer mais sobre o novo ensino médio, a educação de jovens e adultos (EJA) profissionalizante, os cursos técnicos oferecidos pela entidade, além das formações em graduação e pós-graduação.

Dificuldades

Micros e pequenas indústrias apontam a falta ou alto custo de matéria-prima como o principal problema que enfrentaram no último ano. Os dados fazem parte do Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feito trimestralmente. O levantamento do terceiro trimestre de 2021, divulgado nesta segunda-feira (8), constata que MPEs de transformação e construção apontam esse como o principal problema que enfrentam há cinco trimestres – um ano e três meses.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do País, subiu de 9,17% para 9,33% neste ano. É a 31ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (8), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos.

Combustíveis

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na segunda-feira (8) o ato da Mesa do Congresso Nacional que prorroga, por mais 60 dias, a validade da Medida Provisória (MP) 1069/21, que trata da comercialização de combustíveis por revendedor varejista. A medida provisória abre a possibilidade de que os postos vinculados a distribuidor específico (bandeirados) possam vender combustível de outro fornecedor, a chamada “bomba branca”.