“Fiesc discute jornada de trabalho nesta terça-feira”

Foto: Mauricio Vieira/SecretariaComunicaçãoSC

Por: Pedro Leal

17/09/2019 - 05:09

Aspectos da legislação como intervalos e jornada de trabalho, com base na Lei 13.467, estarão na pauta de mais uma edição da série Diálogo Industrial, nesta terça-feira (17), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Aberto à participação gratuita de empresários e profissionais das áreas de gestão, o encontro vai ocorrer das 15h às 17h. O Diálogo Industrial é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento do Associativismo, em parceria com a Fiesc e SEBRAE.

Conforme o vice-presidente da Fiesc na região, Célio Bayer, os encontros têm o propósito de levar informações a gestores, visando à melhoria da competitividade das empresas.

Esta edição contará com a presença da advogada Maria Inez Diniz de Medeiros, especialista em Direito do Trabalho pela Universidade de Campinas, que atua como consultora jurídica e de gestão empresarial.

Portal de vagas

Para promover oportunidades de emprego para pessoas com deficiência, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) desenvolveu um portal que conecta quem procura trabalho a empresas que querem contratar.

A Federação vai cadastrar interessados em vagas durante o Dia D, feirão de empregos que ocorre no sábado (21), em Florianópolis e Blumenau.

Pixeon

A catarinense Pixeon acaba de se tornar mantenedora do Distrito Inova HC, hub de inovação com foco em startups da área de saúde.

O espaço, que foi inaugurado na última quinta-feira, 12, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), maior complexo hospitalar da América Latina, conta com 900 metros quadrados, e tem capacidade para residir até 20 startups, totalizando 150 pessoas.

IRPF

A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (16) o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, no valor total de R$3,5 bilhões. Segundo a Receita Federal, o dinheiro será depositado nas contas dos contribuintes.

Melhor mel do mundo

O mel produzido em Santa Catarina recebeu o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 8 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

O mel catarinense já havia recebido premiações na Austrália (2007), Ucrânia (2013), Coreia do Sul (2015) e Turquia (2017). A empresa Prodapys, de Araranguá, tem o maior projeto de produção de mel orgânico do mundo e se destaca também como maior exportador nacional do produto.

Relação com EUA

As exportações brasileiras para os Estados Unidos cresceram 9,5% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. Já as importações de produtos daquele país aumentaram 27,9%.

Selic será definida esta semana

A taxa básica de juros – a Selic – será definida na sexta reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na próxima terça e quarta-feira (18).

Segundo a última pesquisa do BC ao mercado financeiro, a expectativa é que o Copom faça mais um corte 0,5 ponto percentual na taxa, em momento de economia ainda em recuperação.

A previsão do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é 0,87%, neste ano.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger