Fascisc chega aos 50 anos com foco em cooperação

Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc. | Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

26/06/2021 - 05:06

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) vai comemorar seus 50 anos neste sábado (26), e organizou diversas ações para celebrar a data.

Além das tradicionais comemorações, que serão realizadas de forma diferenciada por conta da pandemia, a Federação organizou um projeto colaborativo. A Federação vai realizar no dia 28, uma reunião com os ex-presidentes, um verdadeiro resgate da história da entidade, e até o final de 2021, a Facisc também vai lançar o livro dos 50 anos.

Segundo o presidente da entidade Sérgio Rodrigues Alves, o projeto Facisc 50 anos vem celebrar todas as conquistas, aprendizados e experiências compartilhadas com o Sistema ao longo deste meio século de trabalho. “Criamos um ambiente de comemoração, com a interação dos membros do Sistema Facisc em todas as etapas de construção e realização do projeto”, explica.

A entidade reúne e representa o setor produtivo de Santa Catarina. São 148 associações empresariais e mais de 34 mil empresas. Através das associações empresariais está presente em mais de 220 municípios, e isso dá ao Sistema uma capilaridade ímpar.

Desigualdade

A desigualdade econômica cresceu durante a pandemia: segundo o relatório da Riqueza Global, publicado anualmente pelo banco Credit Suisse, o 1% mais rico do País detém 49,6% da riqueza nacional, um aumento de 2,7% em comparação com o ano passado, quando esta fatia detinha 46,9% da riqueza do País.

Reforma tributária

O governo federal entregou ao Congresso na sexta-feira (25) uma nova etapa da reforma tributária. Segundo o Ministério da Economia, esta etapa da reforma traria o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para pessoa física e a retomada da taxação de lucros e dividendos pagos a pessoas físicas.

Faturamento em queda

Foto Divulgação

Mesmo com os efeitos da vacinação e a redução de restrições, as pequenas e micro empresas seguem com faturamentos 43% menores que antes da pandemia, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgada na sexta-feira (25).

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,83% em junho deste ano. A taxa é superior ao 0,44% de maio deste ano.

Auxílio ampliado

O governo federal liberou o Auxílio Emergencial 2021 para mais 106.011 trabalhadores. Segundo o Ministério da Cidadania, os novos beneficiários foram considerados elegíveis após processamento de dados realizado neste mês.

Confiança da construção sobe…

Foto Fábio Junkes/OCP News

O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 5,2 pontos de maio para junho deste ano e chegou a 92,4 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Essa foi a segunda alta consecutiva do indicador. É o maior patamar desde janeiro deste ano (92,5 pontos).

… mas custos também

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou inflação de 2,3% em junho deste ano. A taxa é superior ao 1,8% do mês anterior. Com o resultado, o INCC-M acumula taxas de inflação de 9,38% no ano e de 16,88% em 12 meses.

Adiado novamente

Previsto para entrar em funcionamento pleno em agosto deste ano, o sistema de open banking nacional foi adiado mais uma vez pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central (BC). Agora, a integração de todos os meios de pagamento ao open banking será feita de forma escalonada até 30 de setembro de 2022.

Feirão online

A Caixa iniciou na sexta-feira (25) O 1º Feirão Digital da Casa Própria vai até o dia 4 de julho e contará com a participação de 800 incorporadoras imobiliárias e 1.100 correspondentes Caixa Aqui, com mais de 180 mil imóveis.

Em risco

O Grupo Madero, do setor de hamburguerias e restaurantes, disse em suas demonstrações financeiras, relativas ao primeiro trimestre de 2021, que a liquidez disponível mais o caixa adicional esperado não seriam suficientes para pagar o total das obrigações de dívida de curto prazo antes ou na data de vencimento sem financiamento adicional.

Superavit

O país registrou em maio o segundo superavit em transações correntes mensal seguido, de US$ 3,840 bilhões, reduzindo o déficit acumulado em 12 meses a 0,55% do PIB, ante 0,86% no mês anterior, segundo números do Banco Central divulgados na sexta-feira (25).

BRF

A BRF anunciou na sexta-feira (25) a aquisição das sociedades detentoras de 100% do capital social da Mogiana Alimentos, e disse que a operação, associada à aquisição recente do Grupo Hercosul, vai lhe dar cerca de 10% do mercado de ração para cães e gatos. Os valores não foram divulgados.