A próxima edição do Encontro Empresarial da Acijs, na segunda-feira (11), terá como temática “Infraestrutura para Cidades Inteligentes – Mobilidade elétrica e as oportunidades de novos negócios”.

Em parceria com a Fiesc e Novale Hub, o evento vai ocorrer no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, às 19 horas, com entrada gratuita, para empresas associadas, empreendedores e comunidade.

Para abordar o tema, participam de painel o presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, ex-presidente e membro do Conselho Superior da Acijs; o vice-presidente de Articulação Institucional da Acijs, Daniel Marteleto Godinho; a vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação Acijs, Pauline Menegotti Horn; o presidente da Câmara de Smart Cities da Fiesc, Jean Vogel, e o gerente geral de Engenharia da Renault América, Andrei Kuhnen da Silva.

O objetivo é detalhar o conceito de cidades inteligentes, a relevância de Jaraguá do Sul ser uma ‘smart city’ e as oportunidades de geração de negócios através da mobilidade elétrica – área em que o município vem avançando na implantação de infraestrutura.

O evento tem o apoio da Levmed, Ravenna|Jeep, SicoobCEJASCred e Top Sun. Inscrições podem ser feitas pelo portal In Rede [www.acijs.com.br]

A Acijs tem atuado fortemente no sentido de articular junto com o poder público, Novale Hub e outros segmentos da comunidade iniciativas inovadoras voltadas à gestão de Jaraguá do Sul e região.

Dentro das ações com foco na transformação digital do município, um passo importante foi dado há um ano, em julho, com a presença de representantes da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações e da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, debatendo as possibilidades de avanços na integração de plataformas de serviços públicos, e de áreas como trânsito, segurança pública, saúde e educação, apoiadas na tecnologia 5G, incorporando Jaraguá ao conceito de cidade inteligente, ou “Smart City”.

Produção

A produção da indústria brasileira cresceu 0,3% na passagem de abril para maio deste ano. É a quarta alta consecutiva. Apesar dos quatro meses de crescimento, a indústria ainda não conseguiu repor a perda de 1,9% de janeiro.

Emprego

O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 1 ponto de maio para junho. Com isso, ele registrou a terceira alta consecutiva e atingiu 81,9 pontos, o maior nível desde novembro do ano passado (83 pontos).

Recuperação

Os Indicadores Industriais, calculados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam um movimento de recuperação parcial da indústria em maio deste ano, depois do fraco desempenho de abril. O faturamento real da indústria de transformação registrou o maior patamar no ano de 2022 ao subir 1,8% em relação a abril.

Reembolso

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a Lei 14.390/22, que prorroga novamente as regras para os organizadores cancelarem ou remarcarem eventos turísticos e culturais prejudicados pela pandemia de Covid-19. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (5). O texto, oriundo da Medida Provisória 1101/22, estende a vigência das regras da Lei 14.046/20. Assim, o consumidor que optar pelo crédito de serviço ou evento adiado ou cancelado até 31 de dezembro de 2022 poderá usá-lo até 31 de dezembro de 2023. Se optar pela remarcação da data, o prazo será o mesmo.

ICMS

Pelo menos 20 estados já anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis. Os governadores do Ceará e do Amazonas fizeram os anúncios na segunda-feira (4). Em SC, a medida foi anunciada na última sexta-feira (1º) limitando em 17% a cobrança do ICMS. As alíquotas da gasolina e do etanol eram de 25%.

ICMS [2]

A redução das alíquotas do ICMS sobre combustíveis já tem demonstrado reflexos nas bombas, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis) e a Agricopel, de Guaramirim, a redução é de cerca de 60 centavos por litro na gasolina. Segundo a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), feita entre 26 de junho a 2 de julho, o preço médio da gasolina comum em Santa Catarina estava R$ 6,82 por litro.

"Dinheirês"

Para auxiliar os brasileiros em uma jornada financeira saudável e reduzir a dificuldade de boa parte dos brasileiros com palavras e expressões do universo financeiro, a Serasa lançou nessa semana o dicionário Falando Dinheirês. Com linguagem acessível e simplificada, o glossário foi elaborado por especialistas da própria Serasa e traduz quase 200 termos usados com frequência no noticiário econômico ou no relacionamento entre clientes e bancos, como: agente financeiro, pecúlio, Pix, entre outros verbetes.