Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Empresas compartilham estratégias de crescimento com foco no marketing

Foto: Caroline Stinghen

Por: Pedro Leal

07/10/2022 - 06:10 - Atualizada em: 07/10/2022 - 08:16

Empresas de reconhecido destaque na região, que alcançaram projeção nos mercados nacional e internacional mesclando criatividade, inovação e ousadia, apresentaram suas estratégias em painel organizado pelo Núcleo de Marketing e Comunicação Acijs.

O evento, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, reuniu profissionais de áreas diretamente envolvidas com o planejamento e execução do marketing voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços. Nas palestras, as empresas Menegotti, Sipar Ferramentas e WEG, apresentaram cases mostrando como a busca de diferenciais contribuem para consolidar negócios bem concedidos, reposicionamentos e crescimento em participação em seus segmentos de atuação.

Pauline Menegotti Horn, CEO do Grupo Menegotti, falou sobre os desafios de dar continuidade a uma empresa familiar de tradição em um setor de forte competitividade, como é o da indústria da construção civil, de máquinas e equipamentos. Representando a quarta geração à frente da empresa de 82 anos de existência, Pauline responde desde 2015 pela presidência da companhia.

Assumindo aos 29 anos de idade, como primeira mulher respondendo pela presidência do grupo fundado pelo bisavô, ela diz que a superação de adversidades impostas por crises na economia no País e os reflexos de crises globais foi possível com o planejamento estratégico, foco na melhoria da gestão administrativa e financeira da empresa.

O desenvolvimento da primeira plataforma digital para a venda de parafusos tornou a Sipar Ferramentas reconhecida em todo o Brasil, inovando em um segmento de produtos tradicionalmente ligado às lojas físicas e uma diversidade de itens. “O maior desafio em termos de marketing e comunicação era mostrar que é possível comprar parafusos online, o que temos conseguido”, diz Paulo Roberto Schwarz, sócio fundador da empresa e idealizador do primeiro e-commerce do País em vendas de parafusos e elementos de fixação pela internet.

Completando o painel, o gerente de Marketing Corporativo da WEG, Deisne de Araújo, falou sobre as estratégias da empresa para se tornar uma marca conhecida em negócios ligados não só à fabricação de motores elétricos, mas em setores linkados com sustentabilidade, como energias renováveis, eletro-mobilidade, entre outros segmentos, com isso agregando valor à marca que vai além do produto e de soluções.

Carne

A partir do dia 1º de novembro, as novas regras para a produção e venda da carne moída no Brasil entram em vigor. O produto deverá ser embalado após ser moído e cada pacote deve ter peso máximo de 1 kg. O açougue não poderá misturar miúdos ou raspagem de ossos.

Recursos

Uma reportagem da Revista Valor Econômico revelou que os Estados Unidos demonstraram interesse em ter acesso preferencial a minerais críticos do Brasil. Os minerais críticos são aqueles que são de alta relevância para indústrias, e onde o fornecimento do material enfrenta um alto risco de restrição. Entre os minerais de interesse está o Nióbio. mineral que Brasil possui mais de 90% da reserva mundial.

Ampliação

Oportunidade de emprego ampla em Joinville: a planta da General Motors na cidade anunciou a abertura de um terceiro turno, diante da previsão de aumento de produção da unidade – de 312 mil para 410 unidades/ano – e com isso prevê a contratação de cerca de 130 novos funcionários.

Atualmente, são 632 funcionários na fábrica, número que deve passar para 762.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).