Empresários seguem otimistas, aponta pesquisa da CNI

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

11/12/2020 - 05:12

A pesquisa mensal de confiança do empresariado da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que os empresários industriais estão otimistas com relação ao desempenho da economia brasileira.

Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou estável, em um patamar de elevada confiança.

O índice foi de 63,1 pontos, uma variação de 0,2 ponto em relação ao mês de novembro, quando estava em 62,9 pontos.

Na pesquisa, valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e, quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. Na mesma lógica, valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança.

Os números mostram que, com a pandemia de Covid-19, o ICEI registrou uma forte queda em abril, quando chegou a 34,5 pontos, o menor índice da série histórica. Desde então, ele não voltou a cair.

De junho a setembro, a confiança dos empresários apresentou forte recuperação. Em outubro, o indicador ficou estável. Ele cresceu novamente em novembro e voltou a ficar estável agora em dezembro.

“Nestes últimos meses, de variações menores em patamares elevados, o índice vem reforçando a confiança dos empresários da indústria com relação à economia brasileira e às suas empresas”, diz a nota da CNI.

A CNI avalia que, com a continuidade do otimismo, espera-se que a indústria, que, de uma forma geral, já ultrapassou níveis e produção pré-crise, deva retomar a trajetória anterior de crescimento, com aumentos graduais da produção, investimento e emprego.

 

Joseph Safra morre aos 82 anos

Considerado o homem mais rico do país, o banqueiro Joseph Safra, dono do Banco Safra, faleceu na quinta-feira, aos 82 anos, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Banco Safra. A morte foi de causas naturais, informou a nota.

Segundo o último ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes Brasil, o empresário libanês naturalizado brasileiro tinha uma fortuna estimada de R$ 119 bilhões.

Nascido no Líbano em 1938, Safra imigrou para o Brasil na década de 60 para assumir os negócios de seu pai, Jacob fundador do Banco.

Webinar

A Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP) realiza nesta sexta-feira (11), às 16h, um webinar gratuito “Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador”. O tema é de interesse para startups de todo o país. Os expositores serão: Patrícia Peck, Cláudio Lucena, Deputado Vinícius Lazzer Poit (relator do projeto na Câmara), Sofia Preto e Laryssa Almeida (mediação).

O objetivo do evento é discutir o PLP nº 249/2020, proposto pelo Poder Executivo em 20/10/2020, em análise na Câmara dos Deputados.

Entre os objetivos do governo estão o fomento a esse ambiente de negócios; aumento da oferta de capital para investimento em startups; e disciplinar a licitação e contratação de soluções inovadoras pela administração pública. As inscrições podem ser feitas no site da entidade, no link eventos.

Copom mantém juros, apesar de inflação

Em meio ao aumento da inflação de alimentos que começa a estender-se para outros setores, o Banco Central (BC) não mexeu nos juros básicos da economia.

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 2% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Em comunicado, o Copom reiterou que o efeito dos preços dos alimentos é temporário, mas ressaltou que a inflação deverá continuar elevada nos próximos meses.

Monitoramento

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) uma portaria que detalha a forma como vai monitorar os maiores contribuintes do país. A Portaria nº 4.888 abrange tanto pessoas físicas quanto jurídicas e prevê análises sobre o comportamento econômico tributário desses contribuintes. Ela entrará em vigor em 2 de janeiro de 2021.

Varejo em alta

O volume de vendas do comércio varejista no país teve alta de 0,9% na passagem de setembro para outubro deste ano.

Essa foi a sexta alta consecutiva do setor, que apresenta resultados positivos desde maio deste ano. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo também teve altas de 1,4% na média móvel trimestral, de 8,3% na comparação com outubro de 2019, de 0,9% no acumulado do ano e de 1,3% no acumulado de 12 meses.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul