Representantes das centrais sindicais e federações de trabalhadores de Santa Catarina entregaram na terça-feira (23) ao presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, a proposta de reajuste do mínimo regional de Santa Catarina para o ano de 2022. Com o encontro, foi aberta a negociação dos valores, a exemplo do que ocorreu nos últimos 11 anos.

A proposta será levada pela Fiesc para as demais federações empresariais. A primeira rodada de negociações está marcada para 14 de dezembro.

“Nosso desejo é entrar rapidamente em consenso, alcançando um resultado que atenda os empregadores e empregados e que possamos continuar esta parceria e boa relação entre as partes”, afirmou Aguiar.

A expectativa de fechamento rápido das negociações foi manifestada também por Ivo Castanheira, que fez a entrega do documento em nome das entidades representativas dos trabalhadores.

“As entidades patronais têm demonstrado boa vontade no sentido da negociação, pois entenderam que é uma responsabilidade não só dos trabalhadores, mas também das entidades patronais”, disse.

O piso salarial de Santa Catarina foi instituído pela Lei Complementar 459, de 30 de setembro de 2009, com validade para o ano de 2010. Em todos os 11 anos subsequentes, os valores foram negociados e acordados entre entidades representativas dos empregadores e dos trabalhadores.

Com quatro faixas salariais, o mínimo regional se aplica exclusivamente aos empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. Os valores negociados entre as duas partes são transformados em projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa.

 

Sustentabilidade

O esforço para a ampliação de investimentos em projetos apoiados por leis de incentivo passa por ações de planejamento e parcerias sólidas com a sociedade. O posicionamento é de participantes do 14º Encontro WEG de Crescimento Sustentável, iniciativa da multinacional brasileira com sede em Jaraguá do Sul, que aconteceu na segunda-feira (22). Realizado no formato online, o evento contou com a participação da Fiesc e de representantes da empresa e parceiros ligados a organizações responsáveis por projetos sociais em várias regiões do país.

 

Corupá

O Prefeito de Corupá Luiz Carlos Tamanini, recebeu esta semana a visita de representantes da Receita Federal do Brasil que vieram propor uma parceria com o município, através da implantação do PAV (Plano de Atendimento Virtual). Pela proposta, a Prefeitura disporá de um servidor efetivo que oferecerá suporte aos cidadãos que necessitam dos serviços da Receita, mas têm dificuldade em acessar o sistema ou não dispõe de acesso à internet.

 

Retorno

O Plenário do Senado aprovou na terça-feira, em votação simbólica, o PLV 25/2021, projeto de lei de conversão da Medida Provisória (MP) 1.058/2021, que recriou o Ministério do Trabalho e Previdência. O Senado, onde o relator da matéria foi Chiquinho Feitosa (DEM-CE), aprovou o mesmo texto que havia sido aprovado na Câmara dos Deputados. O projeto segue agora para a sanção do presidente da República. As informações são da Agência Senado.

Retomada

O cenário da economia no terceiro trimestre do ano é de retomada da atividade em todas as regiões do país, de forma menos intensa e concentrada no setor de serviços, segundo análise do Boletim Regional, divulgado naa quarta-feira (24) pelo Banco Central. O boletim, que apresenta as condições da economia nas cinco regiões do país, diz que esse comportamento da economia tende a favorecer as economias do Nordeste e Sudeste.

Sul

A Região Sul assinalou desaceleração do processo de crescimento, com indicadores da produção industrial e do comércio abaixo do esperado. Com isso, o índice de atividade econômica no terceiro trimestre recuou 0,7%, após quatro intervalos consecutivos de alta.

Touro de Ouro

O "Touro de Ouro" mal chegou a durar uma semana: inaugurada na terça-feira (16) da semana passada, a estátua instalada em frente ao prédio do Bolsa de Valores (B3) no Centro de São Paulo foi removida na noite de terça-feira (23). A retirada do Touro ocorreu por volta das 21h57, segundo confirmou a assessoria de imprensa da B3. As informações são do Portal G1.