Em reunião com o governador Carlos Moisés, o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) discutiu uma série de assuntos ligados ao desenvolvimento do estado e à construção de um ambiente favorável aos negócios e à geração de empregos.

Os investimentos em infraestrutura de transportes, especialmente rodovias e ferrovias, são uma das principais preocupações dos empresários, pois afetam diretamente a competitividade das empresas e a segurança dos motoristas. O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 20, em Florianópolis.

Na reunião, os representantes do Cofem reforçaram ao governador a importância de manter o diálogo constante com as federações, que representam todos os setores da economia catarinense. Outros temas abordados foram o veto do governo ao projeto de lei que extingue o voto de minerva no Tribunal Administrativo Tributário – o TAT, a ampliação do prazo das Certidões Negativas de Débitos (CNDs) de 60 para 180 dias, além do apoio do governo catarinense ao aumento das faixas de enquadramento do Simples Nacional.

O Cofem é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.

ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação sobre o rol taxativo de procedimentos de planos de saúde, alertando que caso os planos de saúde sejam obrigados a cobrir procedimentos fora da lista da ANS os custos dos planos de saúde podem disparar.

Bolo

Já se tornou tradição e, mais uma vez, o Núcleo de Panificação e Confeitaria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) vai presentear a comunidade com o bolo em comemoração aos 146 anos de Jaraguá do Sul.

Nesta edição, 11 empresas doaram cerca de 200 quilos para a degustação após o desfile de entidades do município, no dia 25 (segunda-feira), às 17 horas, sob a marquise da Arena Jaraguá e ao som da Banda In Natura.

Novo Núcleo

Nesta terça-feira (19), a Associaçao Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) reuniu representantes de fábricas na região para motivar a criação do Núcleo Empresarial de Móveis, contemplando inicialmente o setor de planejados. Trata-se de um segmento em franca expansão, que se caracteriza pelo desenvolvimento de itens para atender toda e qualquer necessidade, com produção de acordo com o gosto do cliente e seguindo as medidas exatas de cada ambiente.

Produção

A produção industrial catarinense registrou um crescimento de 1,6% em maio na comparação com abril. De acordo com análise do Observatório Fiesc, foi o segundo avanço mensal consecutivo do indicador. Com isso, a produção da indústria do estado segue em patamar superior ao período pré-pandemia, impulsionado pelas exportações de Santa Catarina no ano de 2022, em patamar historicamente elevado.

Telemarketing

Os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor. Com a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combater o problema, foi disponibilizado um canal na internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia. O formulário pode ser acessado em https://bit.ly/3cyuyrt

Mercosul

Nesta quinta-feira (21) ocorre a 60ª Reunião Ordinária da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, bloco econômico composto por Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. Esta é a primeira reunião presencial dos líderes desde o início da pandemia. Depois de cancelar a ida à Assunção, capital do Paraguai, o presidente Jair Bolsonaro deve participar da Cúpula do Mercosul via videoconferência. Nesta edição do encontro, o Paraguai deixa a presidência temporária do bloco e passa a função para o Uruguai. Cada presidência dura seis meses.

Juros

O Banco Central Europeu (BCE) aumentou na quinta-feira (21), em Frankfurt, Alemanha, suas taxas de juros pela primeira vez desde 2011 e apresentou um novo programa de compra de títulos para manter os custos dos empréstimos sob controle para os países mais endividados da zona do euro. A instituição aumentou sua taxa de depósito em 0,50 ponto percentual (pp) para zero, ou duas vezes mais do que havia indicado após sua reunião anterior, em um esforço para conter a inflação recorde na zona do euro.

Recicla Day

O Recicla Day, promovido pela CDL de Jaraguá do Sul no último sábado (16), foi um sucesso. Durante a ação, foi arrecadada 1,3 tonelada de materiais eletrônicos, acumulando 18 toneladas de janeiro a julho deste ano. Desde 2010, o programa, que visa estimular práticas de sustentabilidade entre a comunidade, já recebeu mais de 383 mil kg de aparelhos como celular, chuveiro, computador e eletrodomésticos diversos.