Eleições do legislativo devem agilizar reformas, avaliam lideranças de Jaraguá do Sul

Foto Saulo Cruz/Câmara dos Deputados

Por: Pedro Leal

03/02/2021 - 05:02

A eleição dos novos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) deve dar mais tranquilidade ao governo para viabilizar reformas.

Esta é a avaliação do presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Luís Huffenussler Leigue, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário César de Aguiar.

“Também é importante que o governo conduza esse processo junto ao Congresso, numa articulação que priorize projetos necessários e até com mais pressão, em questões como as reformas administrativa e tributária, além da própria reforma política. Há muitos pontos que sempre andavam a passos de formiga por conta da dificuldade de articulação e precisam ser acelerados”, frisa Leigue.

O governo Bolsonaro tem, como ocorria com seus antecessores Michel Temer e Dilma Rousseff, encarado resistência das casas do legislativo para suas propostas.

Segundo Leigue, a eleição de dois parlamentares alinhados com o presidente deve facilitar estas reformas.

“Mais do que nunca, precisamos de uma visão sistêmica e do maior senso de coletividade, acima de tudo muito mais de pragmatismo acima das questões ideológicas que muitas vezes acabam dominando as discussões das pautas nacionais”, afirma.

“Os novos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, têm o desafio de destravar a agenda de reformas do país, notadamente a administrativa e a tributária. A reforma tributária é extremamente importante, mas o Congresso Nacional deve discutir em paralelo a reforma administrativa, para diminuir o gasto público, buscar eficiência e, como consequência, aumentar os investimentos”, nota Aguiar.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera também que o principal desafio dos novos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, será colocar em votação e aprovar pautas urgentes, há muito demandadas pela sociedade – em especial as reformas tributária e administrativa.

Essas reformas tem sido colocadas e tiradas de pauta há mais de duas décadas, sendo discutidas desde a implementação do Real, nos idos anos de 1994 -e se tornam cada vez mais urgentes.

Arrecadação Recorde

Em janeiro de 2021, Santa Catarina conquistou o melhor resultado na arrecadação tributária em toda a série histórica. No total, foram arrecadados R$ 3,1 bilhões, alta de 15,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo estadual, teve incremento de 17,2%.

A maior marca registrada na arrecadação até então era R$ 2,79 bilhões em outubro de 2020.

Parceria

Para deixar o setor farmoquímico mais flexível e independente de pressões e escassez externas, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abifiqui), se uniram e assinaram na última quarta-feira (26), em cerimônia online, um acordo de Aliança Estratégica de fomento a inovação, produção local e tornar o país mais independente tecnologicamente.

Startups no pós pandemia

Investimento em startups no pós-pandemia é tema em evento gratuito do Startup SC, promovido pelo Sebrae de Santa Catarinana no dia 23 de fevereiro.

As Inscrições estão abertas para o encontro, que reunirá grandes nomes do ecossistema de inovação e marcará o lançamento do Programa de Capacitação do Startup SC para 2021.

Mesmo em um contexto geral adverso, o cenário ainda é otimista na busca de investimentos para startups mas, para fazer do jeito certo, é importante saber o que os investidores estão buscando em empresas de tecnologia neste momento.

Por isso, o cenário de investimentos em startups será pauta da primeira edição do Meetup Startup SC em 2021. O evento online é gratuito e ocorre no dia 23 de fevereiro às 19h.