“Economia brasileira acelera seu ritmo de crescimento”

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

17/11/2018 - 05:11

A economia brasileira acelerou seu ritmo de crescimento no terceiro trimestre deste ano.

De acordo com o Banco Central, o chamado Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou alta de 1,74% neste período, na comparação com o segundo trimestre de 2018.

O número foi calculado com “ajuste sazonal”, uma “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano.

Esse foi o maior crescimento do indicador desde o segundo trimestre de 2012 – quando avançou 1,92% em termos dessazonalizados.

Microscópio gigante leva componentes WEG

Foi inaugurada nesta semana a primeira fase de operação do Sirius, maior equipamento científico já produzido no Brasil. O equipamento, que será utilizado para estudar problemas em áreas como energia e meio ambiente, contou com componentes WEG na sua construção.

Em 2013, a WEG foi a primeira companhia confirmada para fornecer componentes ao projeto científico mais ambicioso do Brasil.

O Sirius funciona como um microscópio gigante que usa uma luz especial, a luz síncrotron, para revelar as estruturas internas de materiais como proteínas, vírus, rochas, plantas e outros.

A empresa de Jaraguá do Sul forneceu os eletroímãs da nova máquina aceleradora de elétrons. Os eletroímãs guiam a trajetória dos elétrons dentro do equipamento.

O Sirius foi construído em Campinas, São Paulo, e esta abrigado em um prédio de 68 mil metros quadrados.

A conclusão do projeto era uma incerteza para a comunidade científica do Brasil uma vez que o governo federal promoveu cortes de investimentos em ciência e tecnologia.
Até agora R$ 1,29 bilhão já foi investido no projeto que tem o custo total estimado em R$ 1,8 bilhão.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?