Desburocratização avança em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

25/10/2022 - 06:10 - Atualizada em: 25/10/2022 - 08:22

Jaraguá do Sul segue avançando em seus esforços de desburocratização para a abertura de empresas, e o tempo percorrido até a conclusão da abertura de uma empresa no município chega cada vez mais perto de ocorrer no mesmo dia.

O Grupo de Trabalho Pró Empresa, que reúne diversos setores da Prefeitura de Jaraguá do Sul, conseguiu diminuir em uma hora o tempo médio do processo de abertura de empresas no mês de setembro, comparado com o mês anterior. Agora, o tempo médio do processo é de 26 horas.

Em agosto esse tempo era de um dia e três horas. Um grande avanço com relação ao mês de julho, em que o tempo médio era de dois dias e 15 horas. Ano passado, dois dias e 22 horas. Em 2020, quatro dias. Em 2019, oito dias. A meta do grupo é chegar ao tempo médio menor que 24 horas (um dia), o que deve acontecer em breve, de acordo com o presidente do grupo de trabalho e secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Sarmanho.

A redução do tempo médio de abertura de empresas é possível graças ao trabalho integrado de diversos setores responsáveis pelas avaliações no processo de abertura de uma empresa, como Planejamento e Urbanismo, Fazenda, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Fujama, Saúde, Educação e Agricultura. Para Sarmanho, é preciso continuar desburocratizando os processos, porém, sem perder a qualidade e a precisão nas análises realizadas.

 

PIB

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu de 2,71% para 2,76%. A estimativa está no boletim Focus de segunda-feira (24), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 0,63%. Em 2024 e 2025, o mercado projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

IRPF

Cerca de 470 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 800 milhões. A Receita Federal abriu na segunda-feira (24) a consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de outubro. O pagamento será feito em 31 de outubro, na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

Embarcação

Créditos: divulgação Portonave

No sábado (22), quem esteve no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes pode admirar a imensidão e cor magenta do navio One Amazon. A embarcação atracou no Porto de Navegantes (Portonave), em Santa Catarina, e movimentou 944 contêineres entre embarques e descargas até o domingo.

Com 330 m de comprimento, 48 m de largura, e capacidade 11 mil TEUs, o navio está entre os maiores que podem ser recebidos no Complexo Portuário. A embarcação é da linha SX1, que faz rota pela Ásia, em países como Coreia do Sul, China, Hong Kong e Malásia, e realizará mais uma escala na Portonave, prevista para o dia 4 de novembro.

Suspensão

Uma manutenção programada – em paralelo a um pedido cautelar no TCU sobre o tema – suspendeu a concessão de empréstimos do crédito consignado do Auxílio Brasil durante este fim de semana, informou a Caixa Econômica Federal. Segundo a instituição, uma manutenção tecnológica interrompeu a oferta. A decisão ocorreu no dia em que o Tribunal de Contas da União (TCU) deve decidir sobre um pedido de cautelar do Ministério Público junto ao TCU para suspender a oferta do crédito consignado do Auxílio Brasil.