Desafio Lab, plataforma colaborativa do Grupo Malwee, é lançada na COP27

Divulgação/Grupo Malwee

Por: Pedro Leal

09/11/2022 - 06:11 - Atualizada em: 09/11/2022 - 08:04

Reunir iniciativas e fomentar projetos e produtos que tenham menor impacto no meio ambiente, utilizando da melhor maneira possível os recursos naturais. Esse é o objetivo do Desafio Lab, plataforma colaborativa de inovação sustentável que o Grupo Malwee lançou na terça-feira (8), durante a 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito.

O nome faz alusão ao Movimento DES.A.FIO, ação inédita realizada pelas marcas Malwee e Malwee Kids em maio deste ano, ao produzir o primeiro moletom feito com o “fio do futuro”, matéria-prima feita a partir de roupas usadas que seriam descartadas.

A plataforma disponibilizará conteúdos exclusivos e inéditos sobre sustentabilidade no setor da moda, em diferentes formatos, produzidos pelos experts do Grupo Malwee. Entre os temas previstos estão: moda sustentável, emissão de gases de efeito estufa, o real custo da moda, moda e consumo consciente.

Responsável pela apresentação, a diretora executiva de negócios do Grupo Malwee, Anay Zaffalon, destaca que a empresa está desafiando o setor a fazer diferente. “Queremos estimular uma moda mais sustentável, para que outras empresas e marcas avaliem seus processos a partir de práticas ESG. Convidamos o mercado a construir um futuro melhor com a gente.”

O Desafio Lab funcionará como um hub em formato híbrido, com ações em universos físicos e digitais, e tem como objetivo promover uma transformação da indústria da moda e fortalecer cada vez mais, uma nova forma de produzir e consumir moda de um jeito sustentável.

Embora o setor têxtil seja a referência de atuação do Grupo Malwee, o CEO da companhia, Guilherme Weege, destaca que empresas e organizações de outros setores também estão convidados a integrar o ecossistema. “Abrimos nossas portas para compartilhar as nossas experiências para que outras marcas, instituições de ensino, profissionais, startups e até mesmo outros hubs possam implementar iniciativas sustentáveis como as que deram certo para nós.”

Deflação

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve deflação (queda de preços) de 0,62% em outubro deste ano. Em setembro, a deflação havia sido mais acentuada (-1,22%). Com isso, o IGP-DI acumula taxas de inflação de 4,89% no ano e de 5,59% em 12 meses.

Cedup

Cursos técnicos gratuitos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio serão ofertados nos Centros de Educação Profissional (Cedup) e em Escolas de Educação Básica de Santa Catarina a partir de 2023. São mais de 30 opções de cursos em 21 unidades escolares em todas as regiões do Estado.

As vagas serão distribuídas por sorteio e as inscrições começam na segunda, às 8 horas, e vão até as 17 horas esta quarta-feira (9) por meio deste site https://matriculaonline.sed.sc.gov.br/inicio.aspx.

 

5G

Ranking divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, reconhece as cidades de Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) como os municípios que mais incentivaram a implantação de infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade. O levantamento, chamado Cidades Amigas do 5G, também lista entre as dez cidades mais bem preparadas para receber esse tipo de tecnologia os municípios de São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), São Paulo (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB) e Chapecó (SC).

Celesc

Até o dia 11 de novembro, consumidores de energia elétrica que tenham débitos pendentes terão vantagens especiais para acertar suas contas com a Celesc, durante a 17ªSemana Nacional da Conciliação. Este ano, o evento volta a ser presencial após duas edições realizadas de forma on-line, por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, a Empresa firmou 1.908 acordos.