Em segunda alta consecutiva, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 64,2 pontos para o mês de junho, segundo dados do Observatório Fiesc, que realizou a pesquisa. A elevação acompanha movimento nacional e pode ser creditada à perspectiva de aceleração na vacinação e a ampliação da retomada das atividades econômicas.

Outro fator apontado foi a renovação do auxílio emergencial, por mais três meses, evitando redução abrupta da renda das famílias e sustentando o consumo por mais tempo.

Os estímulos fiscais e monetários em países desenvolvidos, que auxiliam na atividade econômica mundial e, em especial, setores exportadores na economia nacional e catarinense também contribuem para a elevação do otimismo.

Para os próximos seis meses, a expectativa dos empresários catarinenses registrou 66,7 pontos, com crescimento de 3,4 pontos no mês de junho em comparação com o mês de maio. Santa Catarina segue com as expectativas do empresário industrial acima da média brasileira, que é de 65,1 pontos.

Embora o Estado ainda sofra com alguns reflexos da pandemia sobre as cadeias produtivas como, por exemplo, distorções de preços, o empresário industrial enxerga otimismo para a economia catarinense nos próximos meses, demonstrando inclusive aumento na intenção de investir.

Florestas

O governo federal avançou nos esforços para conceder à iniciativa privada três reservas florestais na região Sul do País, no total de 9,7 mil hectares. Duas das florestas são em Santa Catarina: a Floresta Nacional de Três Barras, no Norte do Estado, e a Floresta Natural de Chapecó, na região Oeste. Ao todo, 2,5 milhões de hectares em florestas nacionais já foram concedidos ao setor privado. ​

Desemprego Sobe

O número de pessoas desempregadas no Brasil subiu 3,4% no trimestre encerrado em abril deste ano, elevando a taxa de desocupação para 14,7%. Frente ao trimestre encerrado em janeiro, quando a taxa ficou em 14,2%, o aumento foi de 0,5 ponto percentual, o que representa mais 489 mil pessoas desocupadas, totalizando 14,8 milhões de pessoas em busca de trabalho no país.

Dividendos

O relator da reforma do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados, Celso Sabino (PSDB-PA), ainda quer conversar com líderes partidários e com o governo para definir qual será o percentual da taxa cobrada sobre os lucros e dividendos distribuídos pelas empresas aos acionistas, atualmente isentos de imposto, segundo informações do Estado de São Paulo.

FGTS

O Conselho Curador do FGTS deverá distribuir aos trabalhadores R$ 5,9 bilhões do lucro de 2020, de R$ 8,5 bilhões. Os recursos serão destinados aos cotistas que tinham saldo nas contas em 31 de dezembro. O dinheiro será distribuído de forma proporcional ao saldo do trabalhador.

O valor representa 70% do resultado e será oficializado pelo colegiado em julho.

Tarifas do Gás Natural

As novas tabelas tarifárias do Gás Natural praticadas em Santa Catarina foram atualizadas pela SCGÁS. As novas tarifas nos diferentes segmentos atendidos passam a vigorar no dia primeiro de julho, esta quinta-feira.

A tarifa praticada às residências abastecidas com Gás Natural teve reajuste de 19,29% e aos comércios de 23,39%, na média. No setor industrial, o reajuste médio foi de 36,57%.

Hidrelétricas

A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que é preciso desbloquear muitos dos obstáculos enfrentados pelos projetos hidrelétricos, uma fonte de produção de eletricidade cujo crescimento está diminuindo, ameaçando os objetivos de combate às alterações climáticas.

Em relatório divulgado na quarta-feira (30), a AIE afirma que cerca de metade do potencial hidrelétrico economicamente viável do mundo está inexplorado.

E-commerce

Sete a cada dez pequenas empresas já vendem seus produtos e serviços pela internet e, por isso, estão conseguindo reduzir a queda no faturamento causada pela pandemia, aponta um estudo do Sebrae, que indica também que o faturamento dos pequenos negócios ainda está 43% abaixo do nível pré-pandemia.

Academia do Comércio

Divulgação/CDL

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul acaba de concluir mais turma da Academia do Comércio. O curso busca capacitar os colaboradores do varejo e é oferecido em parceria com o Senac, em Jaraguá do Sul.

O curso é dividido em quatro módulos voltados à análise de perfil do consumidor, vendas de alta performance, inteligência emocional e vendas e, desenvolvimento de equipes

Extração longe da meta

Projetos em desenvolvimento vão remover apenas uma fração da quantidade de dióxido de carbono (CO2) do ar que precisa ser extraída até 2025 para que a meta do acordo global climático de Paris seja cumprida e sejam evitados aquecimentos catastróficos, mostra um estudo da Coalizão para Emissões Negativas (CNE, na sigla em inglês) e da consultoria McKinsey.

Starlink

O empresário sul-africano Elon Musk anunciou na terça-feira (29), durante a edição 2021 do Mobile World Congress (MWC), que seu serviço de banda larga de alta velocidade via satélite, a Starlink, estará disponível para o mundo inteiro, com exceção dos Polos Norte e Sul, já em agosto deste ano. As informações são do portal Olhar Digital.