A plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, na semana passada, focou em experiências na área da inovação e empreendedorismo, com relatos dos associados Valdemir Michels (Pront Pani) e Guilherme Caliri (Coronel Procópio Barbearia), em encontro dirigido pela vice-presidente Vergimari Simões Pereira e com a participação do diretor de Comunicação, Killian Sohn Neto.

Além das experiências, o encontro também focou nos resultados do projeto Recicla CDL. No ano passado foram recolhidas 30 toneladas de resíduos eletrônicos - a meta para 2021 é chegar a 35 toneladas. São nove locais para entrega, inclusive o PEV no bairro Vila Lenzi.

O Recicla Day, realizado no dia 15 de maio, com um caminhão da parceira Weee Do estacionado aos fundos do Museu Municipal, registrou a coleta de 1.844 quilos de e-lixo. A entidade deve realizar mais uma edição, no segundo semestre deste ano.

Focando no dia dos namorados, o diretor de Comunicação da CDL comentou que neste mês de junho haverá o Sábado Legal em Dobro, nos dias 5 e 12, com o comércio aberto até as 17h - o horário diferenciado costuma ser feito uma vez ao mês. Uma campanha foi lançada para promover a data com divulgação nas mídias tradicionais e sociais.

A realização do primeiro curso básico de Libras continua com inscrições abertas. Será realizado de 14 a 29 de junho, à noite, de forma presencial, no Centro Empresarial. São 15 vagas apenas, voltado para o lojista ou vendedor.

O último tópico da plenária foi a ferramenta digital CDL Box, que já conta com cerca 60 lojas. Mais de dois mil consumidores já baixaram o aplicativo criado pela Câmara Lojista de Jaraguá do Sul, conforme Killian.

Startup SC

O Startup SC, reconhecido programa de capacitação de startups, passará a capacitar investidores anjo catarinenses em iniciativa inédita do Sebrae de Santa Catarina. Por meio de uma parceria com a iniciativa Investidores.vc, o projeto oferecerá capacitação para catarinenses que pretendem se preparar para investir em startups.

A primeira edição do curso acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto, um final de semana com mentoria de Amure Pinho, empreendedor e investidor-anjo, e um time de especialistas em investimento, contabilidade, direito empresarial e empreendedorismo.

Os participantes serão orientados para aplicação de capital de risco, com apoio de uma rede de investimento, para ampliar as chances de terem retornos positivos com estas experiências. A iniciativa é inédita em Santa Catarina.

"Oportunidades Únicas"

O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira (31), em evento voltado a investidores estrangeiros, que a pandemia não vai comprometer, a longo prazo, a economia brasileira.

Segundo ele, o Brasil oferece “oportunidades únicas a investidores de todo o mundo” devido a seu potencial e à segurança jurídica e econômica que vigora no país. Enquanto o presidente promove essa visão otimista, no entanto, tanto a segurança econômica quanto a jurídica são temas de discussão no legislativo e de preocupação para o empresariado.

A declaração foi dada em videoconferência durante a cerimônia de abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021, evento organizado pela Apex-Brasil, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e o governo federal.

Confiança

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), subiu 9,8 pontos em maio. O indicador passou de 84,1 para 93,9 pontos. Segundo o Ibre, é o nível mais elevado desde outubro de 2020, quando registrou 95,8 pontos. Nas médias móveis trimestrais, o Icom cresceu 1,0 ponto, acusando a primeira alta depois de seis meses de quedas consecutivas.

O Ibre informou na segunda-feira (31), no Rio de Janeiro, que a confiança avançou em todos os seis principais segmentos do comércio e nos dois horizontes temporais em maio. O Índice de Situação Atual (Isa-com) avançou 13,3 pontos, alcançando 94,9 pontos, o maior valor desde novembro de 2020, quando tinha ficado em 99,7 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-com) também subiu (5,9 pontos) atingindo 93,2 pontos, o mais alto valor desde fevereiro de 2021, quando chegou a 95,9 pontos.