Em 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que aponta aumento do empreendedorismo inicial, principalmente em períodos de recessão, como os que ocorreram entre os anos 2008-2009 e entre os anos 2014-2016.

O dado indica um cenário ambivalente: se por um lado a um aumento considerável da cultura empreendedora, por outro, há uma falta por parte das empresas constituídas em manter os níveis de emprego formal, levando ao empreendedorismo de vários brasileiros que não encontram emprego com carteira assinada.

Em 2019, a GEM apontou que o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, considerada a maior marca até agora e o segundo melhor patamar total de empreendedores (38,7% da população adulta, entre 18 e 64 anos) desde 2002, primeiro ano da série histórica desta variável.

De acordo com o último levantamento (GEM 2019), estima-se que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido.

Receita suspende parcelamentos

A Receita Federal suspendeu as prestações dos parcelamentos com vencimentos em maio, junho e julho de 2020. Os parcelamentos são referentes aos programas de parcelamento administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

O anúncio foi feito na quarta-feira (10) pelo Ministério da Economia. As referidas parcelas tiveram os vencimentos prorrogados para agosto, outubro e dezembro de 2020, respectivamente, em decorrência da pandemia da covid-19.

Indústria e tecnologia espacial

As relações entre a indústria catarinense e a tecnologia espacial serão tema de webinar, evento promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, às 10 horas do dia 18 de junho.

O objetivo é aproximar o setor industrial e a AEB, para identificar oportunidades de uso de tecnologia espacial pelo setor industrial de Santa Catarina.

Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente acessando https://bit.ly/2MMLxGs e receber o link da transmissão, que será feita pelo canal do Youtube da FIESC.

Zara anuncia fechamento de lojas

O grupo Inditex, dona da Zara e Massimo Dutti, anunciou, nesta quarta-feira, um prejuízo de 409 milhões de euros (R$ 2,239 bilhões), no trimestre de fevereiro a abril, e uma queda de 44% das receitas, como consequência do período de isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus Covid-19.

Como o prejuízo histórico, a Inditex pretende fechar até 2021 entre 1000 a 1200 lojas, das quais 250 a 300 estão localizadas em Espanha, segundo o jornal El Mundo.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul