Após dois meses de forte queda, a atividade econômica brasileira registrou crescimento em maio.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) subiu 1,31% em maio, em relação a abril deste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14), em Brasília, pelo Banco Central (BC).

Essa foi a maior alta mensal desde junho de 2018, quando houve crescimento de 3,3%.

Sob efeitos da pandemia de Covid-19, o IBC-Br teve queda de 9,45% em abril, e de 6,14%, em março, na comparação com o mês anterior. Em janeiro e fevereiro houve crescimento de 0,12% e 0,35%, respectivamente, de acordo com dados revisados.

Na comparação com maio de 2019, no entanto, houve recuo de 14,24% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Em 12 meses encerrados em maio, o indicador teve retração de 2,08%. No ano, o IBC-Br registrou recuo de 6,08%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, agropecuária e comércio e serviços, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para fazer um acompanhamento mensal da atividade econômica.

O indicador oficial, com metodologia diferente do IBC-Br, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente.

O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país em um determinado período.

Governo prorroga redução de jornada

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou os prazos de redução de jornada e de salário e de suspensão temporária do contrato de trabalho no âmbito do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, criado pelo governo para diminuir os efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia de Covid-19.

O Decreto nº 10.422/2020 foi publicado nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União.

O prazo máximo para os acordos de redução proporcional da jornada de trabalho e de salário, que era de 90 dias, agora será de 120 dias. Já o prazo para a suspensão temporária do contrato de trabalho, que era de 60 dias, também passa a ser de 120 dias.

A possibilidade de prorrogação já estava prevista na lei que institui o programa. As medidas têm objetivo de diminuir as despesas das empresas em um período em que estão com atividades suspensas ou reduzidas.

O decreto diz ainda que a suspensão do contrato de trabalho poderá ser de forma fracionada, em períodos sucessivos ou intercalados, desde que sejam iguais ou superiores a dez dias.

R$ 18,3 milhões em estragos

A Prefeitura de Guaramirim e a Defesa Civil municipal finalizaram o levantamento dos estragos causados pelo fenômeno chamado de “ciclone-bomba”, que atingiu a cidade no dia 30 de junho.

O relatório aponta que o forte vendaval causou estragos em todos os bairros, afetando diretamente 1.080 residências, 12 unidades de ensino e boa parte da produção agrícola, gerando prejuízo de mais de R$ 18,3 milhões.

Estiagem afeta estado

Segundo o governo do estado, algumas cidades ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pela estiagem - dentre as 279 cidades catarinenses, 212 municípios estão em estado de normalidade.

Outros 40 estão em estado de atenção, 25 em alerta e dois (Monte Carlo e Itaiópolis) seguem em estado crítico, situação que reforça o período ainda delicado que Santa Catarina se encontra, tendo em vista a falta de chuva por longos períodos, sem precipitação desde 2019.

5G no Reino Unido

Em uma medida que beneficia os interesses dos EUA na disputa entre EUA e China quanto ao fornecimento de tecnologia 5G, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que a chinesa Huawei não poderá particiar do fornecimento de infraestrutura para as redes 5G do Reino Unido.

A decisão foi anunciada nesta terça-feira, e deve afetar os negócios potenciais da gigante chinesa, a maior empresa de telecomunicações do globo, em outros países, inclusive o Brasil, segundo a Folha de São Paulo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul