O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 10 de julho, conforme informado nesta terça-feira (23) pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.

A prorrogação já havia sido oficializada em uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), que prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências começando no 13 de julho.

Segundo o órgão, as medidas visam a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A agência do INSS de Jaraguá do Sul reitera que com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

O retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS e telefone 135.

Coleta de lâmpadas fluorescentes

A conscientização quanto à importância da reciclagem e da destinação correta do lixo é um assunto que faz parte da rotina da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul.

A entidade mantém, desde 2010, o programa Recicla CDL, que já tirou de circulação mais de 300 mil quilos de lixo eletrônico.

Agora, chegou a vez também de direcionar esses esforços ao descarte de lâmpadas fluorescentes.

Para este fim, a CDL Jaraguá do Sul fez uma parceria com a Reciclus, empresa de São Paulo especializada na logística reversa dos materiais.

Dessa forma, a iniciativa tem espalhado diversos pontos gratuitos de coleta pela cidade. Os coletores podem ser instalados em empresas que comercializam os itens.

Para recebê-lo, basta fazer a solicitação no endereço www.reciclus.org.br.

Pix permitirá saque em lojas

O sistema nacional de pagamentos instantâneos, chamado de Pix, será gratuito para pessoas físicas e permitirá saque por meio das lojas da rede varejista.

A informação é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na abertura da 9ª reunião plenária do Fórum Pagamentos Instantâneos, realizada nesta segunda-feira (22), de forma virtual.

O Pix, lançado em fevereiro pelo BC, é um sistema de pagamentos e transferências instantâneos que poderão ser feitos pelo usuário de forma rápida e segura, em qualquer dia do ano, sem limite de horário, e com o dinheiro imediatamente disponível ao recebedor.

A previsão é que o novo sistema comece a funcionar em novembro deste ano.

Inflação

A expectativa de inflação para os consumidores brasileiros relativa aos próximos 12 meses é de 4,8%, de acordo com pesquisa realizada este mês pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O resultado é o mesmo do estudo feito em maio e mantém o menor patamar histórico. Em junho do ano passado, a expectativa de inflação era de 5,4%.

Entregas do IRPF

A uma semana para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, a Receita Federal recebeu, até o fim da tarde de segunda-feira(22), 22 milhões de declarações.

O número representa pouco mais de 70% da expectativa do governo, que é de 32 milhões de documentos.

Tradicionalmente, o prazo para entrega do documento vai até o fim de abril, mas com a pandemia, o governo ampliou o prazo para às 23h59 da próxima terça-feira (30).

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul