Com os esforços de privatização e concessão de terminais portuários de Santa Catarina por parte do governo federal avançando, a prioridade para o maior exportador de Jaraguá do Sul, a WEG, segue sendo o acesso aos portos, explica Clécio Zucco, diretor de logística da empresa. "Várias de nossas cargas como geradores, transformadores de grande porte e motores precisam passar pelas estradas, então precisamos que elas tenham uma boa infraestrutura", explica.

Essa demanda passa pelas obras da BR-280, há muito solicitadas pelo Norte catarinense como um todo. "Nossa preferência para terminais sempre vai ser o Norte do Estado, por conta da proximidade."

Atualmente, a maior parte das cargas da empresa são processadas pelos portos de Itapoá e de Navegantes - que já foram privatizados - e que atendem a maior parte das demandas containeiras do Norte de SC. São o equivalente a cerca de 1.200 containers por mês em exportações e 400 em importações, dos quais quase metade são processados em Itapoá e 40% em Navegantes, segundo Zucco.

O principal porto em processo de estudos para concessão, o porto de São Francisco, não é muito usado pela empresa. Com perfil graneleiro e de chapas, o porto não costuma atender containers, o que faz com que não atenda as necessidades da WEG. Ao mesmo tempo, Zucco frisa que a concessão favorece a concorrência - o que por sua vez melhora a qualidade e a gama de serviços.

Inflação

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inflação oficial do País) deste ano subiu de 6,07% para 6,11%. A estimativa está no boletim Focus de segunda-feira (12), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Importação

A Cooperativa da Construção Civil do Estado de SC (Coopercon-SC) importou um lote de 20 mil toneladas de aço da Turquia. A ação é um marco para o setor da construção civil catarinense.

O navio chegou ao Porto de São Francisco do Sul no dia 30 de junho. A matéria-prima vai abastecer 137 empresas de oito estados, entre eles SC.

Transformação Digital

A "Transformação Digital no novo normal" será o tema da próxima TechTerça, webinar de tecnologia do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e do World Petroleum Council (WPC), que ocorre nesta terça-feira (13), às 15h. O evento, em inglês e com tradução simultânea, poderá ser acompanhado - online e gratuito - no canal do You Tube do Instituto.

Parceria

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul para criar uma extensão da Policlínica João Biron, utilizando os acadêmicos do Curso de Medicina. O Município investirá R$ 16,1 mil mensais na locação do espaço.

Adiado

A Comissão Europeia vai adiar seu plano de propor um novo imposto sobre os serviços digitais em julho, disse um porta-voz na segunda-feira (12), após intensa pressão do governo norte-americano.

Algumas autoridades europeias também questionaram o valor do imposto planejado do executivo da União Europeia (UE) depois que as 20 maiores economias do mundo concordaram no sábado (10) com uma reforma global do imposto corporativo.

Grupo de Trabalho

O governador Carlos Moisés e a diretoria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) se reuniram na tarde desta sexta-feira (9) e deram início à criação de um grupo de trabalho dentro do governo do Estado para criar políticas públicas para fomentar a qualificação voltada para a tecnologia e inovação.

O grupo de trabalho deve contar com a participação das secretarias de Educação, Administração, Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Assuntos Internacionais e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesc).

Impostos não vão subir, diz Guedes

A proposta de reformulação do Imposto de Renda, em tramitação na Câmara dos Deputados, não vai aumentar a carga tributária, segundo o ministro da Economia Paulo Guedes. O ministro admitiu a possibilidade de ajustes no texto, mas disse que o texto está “na direção correta” e reiterou a defesa da tributação de dividendos (parcela do lucro das empresas distribuída aos sócios e acionistas).