Abatedouro de Tilápias de Massaranduba recebe certificado federal

Por: Pedro Leal

13/05/2022 - 05:05 - Atualizada em: 13/05/2022 - 08:31

O abatedouro de Tilápias da cooperativa Juriti, em Massaranduba, já está pronto para comercialização para todo o País. Isso por que recentemente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) concedeu ao espaço o certificado do Serviço de Inspeção Federal, conhecido pela sigla SIF.

O documento é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. Atualmente, o SIF tem atuação em mais de cinco mil estabelecimentos brasileiros, todos sob a supervisão do Dipoa.

O abatedouro tem cerca de mil m² de área construída tendo sido concluído em janeiro com a inspeção municipal, permitindo a venda somente para estabelecimentos da região. Agora, falta apenas a produção das embalagens, que aguardavam a emissão do C.I.F. A projeção é de 20 toneladas/dia de processamento quando as operações estiverem a todo o vapor.

Segundo o presidente da Cooperativa Juriti Orlando Giovanella, o SIF é um marco para as operações do abatedouro, inaugurado em janeiro. O documento permite que os produtos possam ser comercializados em todo o Brasil e também no exterior. “Todo o produto e a construção do abatedouro, que tem foco na produção, industrialização e comercialização do pescado teve o acompanhamento e aprovação prévia dos órgãos federais”, observou.

Ele estima em cerca de 25 dias para que os peixes cheguem ao mercado. Futuramente, a cooperativa planeja inclusive a exportação de peixes.

O selo surgiu quando foi editado o primeiro regulamento para a criação do serviço de inspeção dentro dos estabelecimentos processadores. Até receber o carimbo do SIF, o produto atravessa diversas etapas de fiscalização e inspeção, cujas ações são orientadas e coordenadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa).

Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são registrados e aprovados pelo SIF visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.

 

Inspeção

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina realizou a Operação Gás de Cozinha na Medida Certa nos municípios de São Francisco do Sul, Joinville e Jaraguá do Sul. O objetivo foi cumprir a legislação vigente a respeito do quantitativo nominal e das inscrições obrigatórias da tara dos botijões. Foram abordados os comércios de gás mais representativos de cada cidade, visando uma abordagem de diferentes empresas (bandeiras), para ampliar a cobertura da fiscalização. Cinco lotes foram reprovados, um deles por falta de identificação da tara no botijão.

Serviços

O volume de serviços no País cresceu 1,7% em março, na comparação com o mês anterior. Com esse resultado, que é a segunda alta consecutiva do indicador, o setor atingiu o maior patamar desde maio de 2015. Os serviços também estão 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia da Covid-19. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na quinta-feira (12) pelo IBGE.

Petrobras

O ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida, entregou, na quinta-feira (12), ao ministro da Economia Paulo Guedes, pedido para iniciar os estudos de privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), a estatal responsável por comercializar o óleo e o gás extraídos da camada pré-sal.

Bula digital

A partir de quinta-feira (12) os laboratórios farmacêuticos deverão inserir um QR Code nas embalagens dos medicamentos para acesso à versão digital da bula, com informações sobre a sua composição, utilidade, dosagens e as suas contraindicações. A mudança, publicada hoje no Diário Oficial da União, vai permitir, por exemplo, a transformação, por meio do aplicativo adequado, do texto em áudio, o que trará acessibilidade às pessoas com deficiência e analfabetos. O QR Code também poderá direcionar o público para links e outros documentos explicativos sobre o produto.

Campanha

A chegada de períodos de dias mais frios está motivando nova campanha do Núcleo de Voluntariado Corporativo da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) junto à comunidade de Jaraguá do Sul e região. Com o apelo “Aqueça o coração”, empresas e entidades nucleadas buscam sensibilizar para a doação de itens que podem amenizar a temperatura mais baixa a quem precisa, como peças de roupas, de preferência de inverno, como casacos, calças, jaquetas, blusas de lã, toucas, entre outros itens que podem beneficiar o público adulto e infantil.

Greve?

A alta no diesel implementada esta semana, de 8,87%, pode desencadear uma nova greve dos caminhoneiros. Isso porque, segundo o UOL, o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o Chorão, estaria convocando reunião com outros representantes dos caminhoneiros para o próximo domingo (15). A reunião seria para decidir se a categoria vai fazer greve nacional em protesto contra a alta do preço do óleo diesel.