Reta final da campanha

Por: Elissandro Sutil

24/09/2016 - 04:09

A campanha este ano foi mais curta, sem dinheiro e sob as novas regras eleitorais. Com isso, muita gente nem percebeu e a eleição já está batendo á porta. No próximo domingo teremos um novo prefeito eleito. O fato é que sem os efeitos especiais das propagandas, sem dinheiro de empresa (pelo menos legal), quase não há bandeiras nas esquinas, os cavaletes não poluem mais as ruas. Os carros de som praticamente emudeceram. Os santinhos é que continuam tentando operar um milagre. A maior parte dos gastos dos candidatos este ano é justamente com material impresso. E os militantes viraram artigo de luxo, coisa para quem quer receber um trocado nessa temporada de desemprego em alta ou então para os idealistas, que são minoria. Em Jaraguá do Sul, esta ‘apatia’ também foi regra geral até aqui. A não ser por uns vídeos (a maioria mal feitos e de impacto duvidoso) que circularam por whatsapp e um ou outro programa eleitoral mais agressivo, dá para dizer que a campanha foi um tanto monótona, sem criatividade e sem um debate de ideias de verdade. Entretanto, dentro de uma semana, a decisão estará com o eleitor que deve escolher quem tem mais capacidade para administrar Jaraguá do Sul. Porque administração pública interfere no dia a dia das pessoas, na rua pela qual você passa, na escola, no postinho de saúde, no conceito de lazer e no futuro que se espera para as próximas gerações. A campanha foi diferente, mas o voto continua sendo a melhor resposta.

linha flecha

Embate jurídico
A Justiça Eleitoral aceitou representação da Coligação Jaraguá Mais Forte e ordenou a retirada do ar de um spot do candidato Jair Pedri (PSD), sobre o investimento publicitário da Prefeitura nas rádios 105 e Super Nova. Em outra representação, a RBN foi acionada e terá que transmitir intervenções do PMDB e do PSD que deixaram de ir ao ar irregularmente.

linha flecha

Crime na internet
A Coligação Jaraguá Mais Forte protocolou queixa crime eleitoral contra 13 pessoas por posts ofensivos, injúria e difamação contra o candidato Antídio Lunelli (PMDB). Essas pessoas serão notificadas a retirar das suas páginas sociais o conteúdo e ainda responderão processo por dano moral. Como lembra o advogado Luís Ronchi, que assina a queixa, a resolução 23 do TSE (tribunal Superior Eleitoral) diz que é livre o pensamento e a manifestação, desde que não seja ofensiva. Nessa última semana de campanha, o embate jurídico promete ser ainda maior.

linha flecha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um presente e tanto
Voto. Este foi o presente que Nilson Bylaardt (PMDB) pediu de aniversário ontem, em plena campanha eleitoral. Ao lado do vice, João Deniz Vick, o ex-prefeito passou o dia levando suas propostas para comunidade. Pausa pequena para bolo e café.

linha flecha

Konell e Lunelli no Cejas
Na próxima segunda-feira, o Cejas dá continuidade às sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Jaraguá do Sul. Das 18h, às 19h30, Ivo Konell (PSB) e Junqueira Junior (PSDC) responderão a perguntas do setor empresarial, depois, das 19h30 às 21h, é a vez de  Antídio Lunelli (PMDB)  e Udo Wagner (PP). A sabatina será transmitida ao vivo pelo YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=_sHilAuVB0A.

linha flecha

Aciag recebe Chiodini
Em Guaramirim, a classe empresarial recebe na próxima segunda-feira, às 18h30, o candidato Luis Antônio Chiodini (PP) que encerra a apresentação do plano de governo.