Processo de cortes é visto como herança bendita do prefeito Dieter Janssen

Por: Elissandro Sutil

09/05/2017 - 11:05 - Atualizada em: 09/05/2017 - 12:07

“O processo de moralização que avança agora começou no governo do Dieter (Janssen).” A declaração é do controlador do município, Eduardo Bertoldi (hoje, PMDB), reconhecendo que o antecessor do prefeito Antídio Lunelli (PMDB) deixou o caminho pavimentado para muitas das ações que estão sendo tomadas agora. Bertoldi tem razão. Apesar de não ter ao seu lado a maioria na Câmara de Vereadores, Dieter deu início ao processo de ajustes administrativos cortando o pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade, cortou descontos do IPTU, cortou valores pagos a ocupantes de funções gratificadas e doou por 17 meses 20% do próprio salário para o Fundo de Saúde. Com uma oposição ferrenha, o ex-prefeito ainda tentou cortar o vale-alimentação dos servidores nas férias e o FGTS para temporários, medidas que foram rejeitadas pela legislatura passada e acabaram fazendo parte do atual pacote de cortes de Lunelli.

Portal da Transparência no celular

A equipe da Controladoria, comandada por Eduardo Bertoldi, promete para os próximos meses um avanço bastante importante. A ideia é levar o Portal da Transparência da Prefeitura para o celular e disponibilizar as informações de forma bastante acessível. Hoje, para saber dados sobre salários, contratos, pagamentos e a lista dos patrimônios públicos, é preciso fazer um curso.

Dinheiro esperado

A presidente da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, discutiu com o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, o calendário de pagamento da dívida do Estado com os municípios referente ao ICMS da Celesc retido no Fundosocial. A previsão é que no mês de junho o Estado comece a efetuar o pagamento em 36 vezes às prefeituras. O dinheiro está sendo aguardado.

Conselhão com Udo Döhler

A primeira reunião do Conselho Consultivo do prefeito Antídio Lunelli com a participação do prefeito de Joinville, Udo Döhler, que está em seu segundo mandato, deve ocorrer nesta quinta-feira, dia 11. O grupo debaterá ações capazes de aumentar a capacidade de investimento do município.

 

O PP de Corupá realizou no sábado um risoto de frango no galpão da Comunidade do Rio Paulo. O evento organizado por integrantes do partido e pelo secretário de Saúde Irineu Pasold comandando a cozinha, reuniu cerca de 500 pessoas. Lideranças do PP de Jaraguá do Sul como o presidente do partido Ademir Izidoro e o ex-prefeito Dieter Janssen marcaram presença. O prefeito de Corupá e anfitrião do encontro, João Carlos Gottardi, ressaltou a importância da unidade da sigla para o desenvolvimento do município | Foto Divulgação

O PP de Corupá realizou no sábado um risoto de frango no galpão da Comunidade do Rio Paulo. O evento, organizado por integrantes do partido e pelo secretário de Saúde Irineu Pasold, que comandou a cozinha, reuniu cerca de 500 pessoas. Lideranças do PP de Jaraguá do Sul, como o presidente do partido, Ademir Izidoro, e o ex-prefeito Dieter Janssen marcaram presença. O prefeito de Corupá e anfitrião do encontro, João Carlos Gottardi, ressaltou a importância da unidade da sigla para o desenvolvimento do município | Foto Divulgação