Maria Lucia diz que chapa não tem visão feminista

Por: Elissandro Sutil

11/08/2016 - 04:08

Apesar de protagonizar uma chapa inusitada em Guaramirim, com a cabeça e a vice composta por mulheres, a professora Maria Lucia Richard garante que esta não foi uma escolha feminista, e sim uma opção pautada pela honestidade, competência e força para mudar. Filiada ao PSDC (Partido Social Democrata Cristão), Maria Lucia diz que pretende ajudar a construir uma Guaramirim melhor para crianças e jovens, adultos e idosos. Primeira mulher a ser eleita vereadora na cidade, ela avalia que o município enfrenta uma série de problemas e uma grande insatisfação e descrédito do povo para com a administração pública. E, diante disso, afirma que entre as prioridades que serão inseridas no seu plano de governo estão melhorar a qualidade e acabar com a constante falta de água, diminuir as filas nos postos de saúde, hospital, e acabar com o que chama de abandono das vias públicas.  “Além de focarmos na educação e saúde, que são necessidades fundamentais, vamos também buscar soluções efetivas para as enxurradas, pavimentações, revitalização dos espaços públicos no centro e bairros, valorização do funcionário público e, principalmente, fazer uma gestão baseada na responsabilidade com o uso do dinheiro público. Resgatando o amor pela cidade e orgulho de ser guaramirense”, resume.  Para enfrentar a crise econômica, Maria Lucia promete, se eleita, fazer uma gestão focada em redução de custo, garantindo recursos para o atendimento básico que a população necessita.  Nessa linha, prevê também a redução e junção de secretarias e o aproveitamento de servidores de carreira para ocupar cargos comissionados. “Vamos poder fazer isso porque não devemos cargos a ninguém por não possuirmos coligações”, compara. Sobre a vice, diz que procurava uma pessoa cristã, sem vínculos com politicagem, comprometida com a sociedade e que possuísse amplo conhecimento em gestão administrativa e geral. “A Josiane Carla apresentou essas qualificações. Possui mestrado em contabilidade com ênfase em controladoria, tem uma carreira extensa em grandes empresas privadas”, explica.

linha flecha

Acessibilidade
Mais um inquérito foi aberto pelo Ministério Público para investigar o descumprimento por parte da Canarinho das normas de acessibilidade  e a suposta falta de fiscalização da Prefeitura.

linha flecha

Novas viaturas
A Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou edital de licitação para a compra de viaturas e motocicletas que serão destinadas para o 14º Batalhão de Polícia Militar. O edital prevê a aquisição de dez motos off road, seis utilitários esportivos e uma caminhonete. As propostas deverão ser entregues até as 8h45 do dia 23 de agosto, no setor de Protocolos da Prefeitura. As viaturas devem ser entregues até novembro.

linha flecha

Arena segura
Desfecho de inquérito aberto pelo Ministério Público, com vistoria dos bombeiros, indica que a Arena Jaraguá atende aos padrões mínimos de segurança contra incêndio e está apta para funcionar.eleicoes 2016• Dos 3.188 diretórios municipais em Santa Catarina, 261 tiveram seu registro suspenso por não terem obtido seu CNPJ e regularizado a situação na Justiça Eleitoral. Com a suspensão do registro, esses partidos não poderão apresentar candidatos para o pleito de outubro.

• Ainda que não houvesse a suspensão, sem o CNPJ ficariam impedidos de abrir conta bancária e, consequentemente, de arrecadar recursos e realizar gastos para as eleições.

• Da região, foram suspensos o Solidariedade, criado por José de Ávila, e o PSL, em Jaraguá do Sul. O DEM de Massaranduba, o PSD de Corupá e o PTdoB de Guaramirim também estão na lista.

• Araquari terá o primeiro candidato a vereador indígena. Ronaldo Costa  – Karai Tokumbo –  diz que pretende fazer um ‘guata porã’, em Guarani: “belo caminhar”, durante o período eleitoral. Segundo ele, que também é presidente do partido – PCdoB – pelo qual concorre ao cargo de vereador, o mais importante é dar visibilidade para os principais problemas enfrentados pelos indígenas no dia a dia.

• O livro Eleições — Legislação Eleitoral e Partidária, que reúne as principais mudanças nas regras eleitorais, está disponível em formato digital e pode ser baixado gratuitamente na Livraria Virtual do Senado, no link livraria.senado.leg.br/eleicoes.html.