Uma lambança

Colunistas

Por: Patricia Moraes

sábado, 04:00 - 18/06/2016

Patricia Moraes
Preocupados com a repercussão negativa da rejeição do projeto que regulamentava o uso de postes, os vereadores Arlindo Rincos (PSD), Jeferson Oliveira (PSD), João Fiamoncini (PSD), Jocimar de Lima (PSDC), José de Ávila (PSC) e Ademar Winter (PSDB) agora sugerem que a iniciativa seja protocolada pelo Executivo, pois a fiscalização geraria custos. Na verdade, se deram conta de que fizeram mais uma lambança e agora querem diminuir o prejuízo político.

* * *

Convênio de trânsito   O diretor de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Rogério Kumlehn, participa de reunião na próxima segunda-feira, em São José, com representantes de mais de 30 municípios. Com assessoria da Fecam, o objetivo das Prefeituras é alterar o rateio das multas de trânsito. Hoje, os municípios ficam com 50% e os outros 50% são divididos entre as polícias Civil e Militar. Arcando com a grande parte dos custos, os gestores municipais querem ter a proporcionalidade na arrecadação.

* * *

Sem lotérica   O impasse da única Lotérica de Guaramirim deve continuar sem solução, pelo menos por enquanto. Isso porque a Caixa Econômica Federal estipulou para julho o prazo para regularização das pendências que levaram à abertura da sanção administrativa, retirando os direitos de atuação da atual gestão da lotérica. Caso a empresa atual não regularize a situação até o prazo, o próximo passo será abrir uma nova licitação, processo que deve levar em torno de 60 dias.

* * *

Foto: Fábio Lima
Foto: Fábio Lima
Facilitando o empreendedorismo   Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, e o presidente da Acijs, Giuliano Donini, dão encaminhamento à implantação da Praça do Empreendedor em Jaraguá do Sul. O modelo pioneiro no Brasil, que nasceu em Blumenau em 2015, contempla os empreendedores com a concentração dos serviços estaduais e municipais, como solicitação de viabilidade, alvará, inscrição municipal e estadual em apenas um local, facilitando os processos e garantindo mais agilidade. O presidente da Jucesc, Júlio Marcelino, participou do encontro.

* * *

Melhorias na Barra   Vereador Eugênio Juraszek (PP) confirmou que a Prefeitura irá instalar na próxima semana bicicletários na rua Ângelo Rubini. Também será concluída a ciclovia próxima ao Mercado Brasão, colocação de tachões e pintura das faixas de pedestre em frente à empresa Malwee. Na rua Feliciano Bortolini, serão instalados os abrigos de passageiros. No cronograma, ainda está a criação de uma terceira faixa de rolamento no sentido centro – bairro na ponte da Argi, no cruzamento entre as ruas Walter Marquardt e Enrico Fermi.

* * *

Sustentabilidade   Deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) apresentou esta semana Projeto de Lei que torna obrigatória a implantação de cisternas e a reutilização de água da chuva em escolas públicas. O texto define a utilização de sistemas de coleta, armazenamento e utilização de águas pluviais para fins não potáveis como pré-requisito para a operação das escolas da rede pública. De acordo com Maldaner, o projeto tem por objetivo aumentar a segurança hídrica nas escolas.

* * *

Pupo na redação - em
Foto: Eduardo Montecino/OCP Online
Saúde em dia   Presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Evaldo Junckes (PT), o Pupo, passou na redação ontem para informar que já deixou o hospital e passa bem. Ele estava internado no Hospital São José desde segunda-feira, depois de sofrer um AVC isquêmico temporário. Pupo foi internado pelo SUS e disse que ficou surpreendido com a estrutura e qualidade do atendimento dos profissionais do local. Apesar disso, demonstrou preocupação quanto ao atraso de repasse de cerca de R$ 7 milhões do Estado ao hospital.

* * *

EM FOCO • O prefeito Dieter Janssen (PP) e o deputado federal Mauro Mariani (PMDB) vão inaugurar a pavimentação da Fazenda Spézia a Chiesetta Alpina no dia 25. O governo está tentando viabilizar recursos para pavimentar outra parte do morro, já que com o aumento no número de visitantes quem sofre são os moradores do local. • Lideranças do PP, PSDB e PMDB voltam a se encontrar na próxima segunda-feira. As conversas visam formalizar a tríplice aliança para a eleição de outubro. Projetos em comum, as siglas têm. • Os vereadores se reúnem com o promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmidt dos Santos, na próxima quinta-feira. O objetivo é acabar com impasse sobre as áreas urbanas consolidadas. • Também na quinta-feira acontece audiência pública do Orçamento Regionalizado. O encontro, promovido pela Assembleia Legislativa e comandado pelo deputado estadual Vicente Caropreso, será na Câmara, às 18h. • Vereadora Natália Petry (PMDB) lembrou na tribuna da Câmara a necessidade de uma política de proteção aos idosos. Nos últimos quatro anos, 89 idosos sofreram agressões e procuraram os serviços do município. A grande maioria deles é vítima dos próprios familiares. • Moção aprovada pela Câmara atendendo solicitação da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul reivindica que os filmes nacionais tenham a opção de legenda.
×