A eleição de outubro começa a ter suas peças conhecidas. Pelos lados do PP, o prefeito Dieter Janssen evita falar em reeleição, mas um político em exercício do mandato é sempre um concorrente natural a continuar no cargo. Embora o PMDB ainda não diga claramente, o único pré-candidato da sigla é o empresário Antídio Lunelli. Atrasar o anúncio para o dia 5 de agosto é uma estratégia para chegar na urna com o mínimo de desgaste possível. No PSD, a filiação de Jair Pedri já foi assinada com status de pré-candidatura e só será revertida em caso de uma ampla coligação. O ex-prefeito Ivo Konell também já colocou o nome à disposição do PSB e, pelo PSDC, Junqueira Junior está na briga. Com o PT vivendo um momento muito difícil no município e sem nenhum vereador, a única grande expectativa para a formação do tabuleiro de xadrez é em relação ao PSDB. O partido tem no deputado estadual Vicente Caropreso sua grande liderança. Mas Caropreso vem declarando que ao receber 41 mil votos, sendo mais da metade deles em Jaraguá, tem um compromisso de representar o eleitor na Assembleia Legislativa. Com essa definição, as apostas no ninho giram em torno do ex-prefeito Irineu Passold e do diretor da Fiesc, Célio Bayer. Com a campanha mais curta devido à reforma eleitoral (são apenas 45 dias), conhecer o adversário com antecedência e ter estratégias definidas é um dever de casa para quem espera chegar à Primavera vitorioso.

* * *

Ciclovia do Trabalhador O prefeito Dieter Janssen entregou ontem na América Latina Logística (ALL), em Curitiba, o projeto da Ciclovia do Trabalhador com as alterações técnicas solicitadas pela empresa. A Prefeitura aguarda o sinal verde da empresa para depois buscar a autorização da obra junto à ANTT. Depois disso, o projeto que prevê ligação da ciclovia de leste a oeste da cidade poderá ser licitado. O custo total orçado para execução é de R$ 12 milhões, incluindo cinco trechos que somam 19,7 km prevendo a pavimentação, terraplenagem, drenagem, iluminação, obras de arte, contenções e sinalização. Por ter sido separado por trechos, o projeto pode ser licitado em partes, facilitando a execução.

* * *

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Conversa de tucanos O deputado estadual Vicente Caropreso recebeu na tarde de ontem em seu gabinete na Assembleia Legislativa o prefeito Mario Reinke (PSDB), o secretário Fabiano Spézia e o vereador Geraldo Micheluzzi, de Massaranduba. O chefe do executivo esteve na capital catarinense para levar ao parlamentar pleitos do município. Na conversa também trataram dos anseios da região do Vale do Itapocu e eleições.

* * *

Estreia quente O vereador Luís Fernando de Almeida (PP) estreou ontem na Câmara sem fugir do debate com a oposição. Primeiro levantou a ausência de proporcionalidade na formação da Comissão de Justiça, que tem três parlamentares do PSD, João Fiamoncini, Jeferson Oliveira e Arlindo Rincos. O PMDB também pede a revisão. Depois, o ex-presidente do Procon criticou o fato da Câmara ter desconvidado o secretário Ademar Possamai para participar da sessão em que iria detalhar os números de cargos comissionados.

* * *

Segurança avaliada O Ministério Público instaurou inquérito para apurar as condições de segurança contra incêndio no prédio da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Funcionários que trabalham no local reclamam da estrutura já há algum tempo.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO