“Representatividade é essencial para que nossas demandas não continuem ignoradas”

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (24 | Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

25/09/2018 - 04:09

Na noite de ontem, a Associação Empresarial deu sequência à agenda eleitoral com a participação dos candidatos a deputado federal, Carlos Chiodini (MDB) e Leandro Schmöckel Gonçalves (Novo).

A entidade, que tradicionalmente levanta a bandeira da representatividade regional, este ano, com a pulverização de candidaturas e o risco de o Vale do Itapocu perder espaço, decidiu ser mais efetiva restringindo a participação a alguns concorrentes.

Para deputado estadual, participaram Dieter Janssen (PP) e Vicente Caropreso (PSDB). Na corrida ao governo do Estado, Mauro Mariani (MDB) já apresentou suas propostas e, na próxima segunda-feira, será a vez de Gelson Merisio (PSD).

O presidente da Acijs, Anselmo Ramos, tem repetido o alerta de que é preciso engajamento agora porque depois quase nada pode ser feito. O objetivo, já manifestado publicamente, é que a região tenha duas cadeiras em Brasília e três em Florianópolis.

No Congresso, há 16 anos Jaraguá do Sul não tem um deputado federal. Na Assembleia Legislativa, a última eleição confirmou dois nomes Chiodini e Caropreso, mas o tucano entrou por uma diferença de apenas 38 votos com uma urna em Içara, terra do seu concorrente Doia Guglielmi, anulada.

Faltando 12 dias para as eleições, entidades como a Acijs, a CDL e a Apevi reforçam o convite para que o eleitor vá às urnas consciente do compromisso que têm também com a região.

Neste mesmo movimento, campanha do jornal O Correio do Povo ressalta que sem força política históricas demandas vão continuar sendo ignoradas . É preciso ter voz para que a comunidade do Vale do Itapocu tenha vez.

Se vira nos 30

Candidato a deputado federal, Carlos Chiodini vem se virando nos 30 para cumprir agenda.  O MDB calcula que ele vai precisar de 110 mil votos para se eleger, por isso, rodar o Estado é necessário. Agora nessa reta final, entretanto, a campanha em Jaraguá do Sul será intensificada.

No fim de semana, Chiodini reuniu cerca de 100 apoiadores em uma caminhada pelo centro da cidade.

“A receptividade das pessoas, a credibilidade que ganhamos, faz parte de um trabalho exaustivo em busca de recursos e projetos que mudam a vida das pessoas da nossa região. Temos muito ainda a fazer, mas acredito no apoio de Jaraguá e região para chegarmos com força em Brasília e trazer os recursos necessários que o município precisa para continuar sendo esta pujança econômica, educacional e com índices europeus de segurança”, afirma Chiodini.

Udo Wagner trabalha para Merisio

Em licença sem remuneração por dez dias, o vice-prefeito Udo Wagner (PP) diz que aproveitou parta entrar de corpo e alma na campanha dos candidatos da coligação.

Ele enumera citando Gelson Merisio (PSD) ao governo do Estado, Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD) ao Senado, Carlos Chiodini (MDB) a deputado federal, e Dieter Janssen (PP) e Vicente Caropreso (PSDB) a deputado estadual.

Chiodini, explica, em função da aliança municipal, e Caropreso, ressalta, pela ligação familiar. Eles são concunhados.

Udo diz que o prefeito Antídio Lunelli (MDB) tem se mostrado um estrategista político. “Porque ganhando quem ganhar – entre Mariani e Merisio – teremos um articulador direto, ou ele, ou eu”.

OCP na eleição

Muitas das matérias que OCP vem fazendo ao longo dos anos, de ações positivas e negativas dos políticos de Jaraguá do Sul e região, estão sendo utilizadas pelos marqueteiros.

O deputado estadual Carlos Chiodini, MDB, estampou em seus materiais a reportagem do dia 24 de abril deste ano, que fez um ranking de verbas que os deputados estaduais e federais trouxeram para região.

Carlos Chiodini ocupa o primeiro lugar com mais de R$ 8 milhões em recursos trazidos para Jaraguá do Sul, sendo que na época não foi contabilizado os quase R$ 8 milhões do Centro de Inovação, inaugurado em junho.

Em Guaramirim

Aconteceu no sábado, no município de Guaramirim, caminhada da vitória do candidato a deputado estadual Dieter Janssen (PP).

O evento foi encabeçado pelo prefeito Luis Antonio Chiodini (PP), um dos principais cabos eleitorais de Dieter.

Prefeito em exercício de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner (PP) também estava na primeira fileira.

OAB recebe candidatos

A OAB de Jaraguá do Sul promove nesta quarta-feira um encontro aberto com os candidatos a deputado federal e estadual pela região.

Eles serão questionados sobre temas específicos e terão tempo para apresentar suas propostas. O evento terá início às 18h30, no CPL, na rua Donaldo Ghering, nº 175.

MP quer controladorias mais fortes

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encaminhou a todos os candidatos ao governo do Estado sugestões para o aprimoramento do sistema de controle interno estadual.

O documento destaca a relevância do controle interno como instrumento para evitar ilegalidades, corrupção, ineficiência operacional, desperdícios, incorreções e falhas, estabelecendo o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados.

Para o Ministério Público, o órgão central de controle interno deve, preferencialmente, contar com status de Secretaria de Estado ou de Secretaria-Executiva, tendo mais autonomia para ação.

Prevenção ao álcool

Como resultado de um inquérito aberto após denúncia anônima, o Ministério Público expediu recomendação às escolas públicas e particulares de Jaraguá do Sul e demais órgãos públicos ligados à infância e juventude para que sejam adotadas medidas de prevenção ao consumo de álcool e drogas por adolescentes. No país, esse tem sido um problema crescente.

Mais um prefeito expulso

A executiva estadual do PSDB expulsou do partido o prefeito de Rio do Sul, José Thomé Filho. A alegação em nota oficial foi de infidelidade partidária.

O prefeito declarou apoio à candidatura de Gelson Merisio (PSD), adversário político de Mauro Mariani, que tem como candidato a vice o tucano Napoleão Bernardes.

Antes dele, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi expulso do PSB após apoiar o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

Quer receber as notícias no WhatsApp?