“Reformas são prioridades para a Fecomércio”

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

14/08/2018 - 05:08 - Atualizada em: 14/08/2018 - 08:40

O empresário jaraguaense Bruno Breithaupt foi reconduzido para mais período à frente da Fecomércio. A solenidade de posse aconteceu ontem em Florianópolis. Esse é o terceiro mandato de Bruno Breithaupt, que tem como vice o lageano Célio Spagnoli, presidente de dois sindicatos na região serrana.

Leia mais: “Queremos a política do convencimento e não do troca-troca”

Um tema central entre as reivindicações é a necessidade de uma agenda de reformas para o país, capaz de melhorar tanto o cenário econômico quanto o político. Entra nesse radar também a necessidade de dar mais competitividade às empresas brasileiras, que sofreram ainda mais nos últimos anos diante de tamanha instabilidade.

Um dos vilões continua sendo a burocracia. Flexibilizar e desregulamentar podem servir de estímulo aos empreendedores, acredita Bruno Breithaupt, que vê no movimento contrário a maior trava para expansão do setor.

A Fecomércio critica também a concentração de poder na União. A centralização exagerada é, na visão do empresário, um dos motivos que dificulta a fiscalização da utilização dos recursos públicos no país.

Café com política

A Padaria Pão Brasil foi o local escolhido pelos pepistas para um encontro no sábado pela manhã. Esperidião e Angela Amin vieram ao município especialmente para conversar com Dieter Janssen, candidato a deputado estadual, Anderson Kassner e Ademir Izidoro.

Nas andanças

Carlos Chiodini e Mauro Mariani, ambos do MDB, conferiram a programação da Semana da Banana, em Corupá, no domingo.

Parceiros de longa data, os dois buscam voos altos nesta eleição. Enquanto Chiodini trabalha pesado para chegar á Câmara Federal, Mariani venceu as barreiras internas, conseguiu indicação para ser candidato ao governo do Estado e quase no apito final ainda garantiu a aliança com o PSDB.

 Contorno viário

Acontece nesta quinta-feira, às 18, na Escola Luiz Gonzaga Ayroso, uma consulta pública sobre o projeto do contorno rodoviário de Jaraguá do Sul.

Técnicos da empresa de engenharia Sotepa vão detalhar a obra, que tem o objetivo de retirar o “trânsito de passagem” do Centro do município.

O Contorno Oeste fará a ligação de 14 km entre os bairros Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos. Depois de pronto, o projeto deve ser entregue ao governo do Estado, onde lideranças pretendem buscar recursos para tirá-lo do papel.

Homenagem à CDL 

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos de fundação da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) nesta quinta-feira, às 19h.

Com concurso

O vereador Charles Longhi (MDB) sugeriu ao prefeito Luís Antônio Chiodini (PP) que o cargo de diretor da Defesa Civil seja ocupado por servidor efetivo. Segundo o parlamentar, a medida facilitaria a continuidade dos projetos.

Juraszek retorna

Em Jaraguá do Sul, o vereador Eugênio José Juraszek (PP) retoma a sua cadeira na sessão de hoje. Ele estava de licença e deu lugar à suplente Celia Charast.

Parceria com Google for Education

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul vai firmar uma parceria com a Google for Education, uma plataforma de ferramentas educacionais gratuitas tanto para escolas como universidades. Uma reunião acontece hoje no Centro de Inovação. Também hoje já inicia a capacitação para os assessores pedagógicos da secretaria.

Suplente assume

Outro suplente assume uma vaga na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Com a licença de saúde de Ronaldo Magal, por 15 dias, Edemiro Schlender (PSD), também conhecido como Alemão da Retroescavadeira, ficará no Legislativo até o dia 27. Edemiro fez 1.287 votos no pleito de 2016.

Eleições 2018

  1. A aliança “Aqui é trabalho” de Gelson Merisio (PSD/DEM e PP) se consolidou como a maior entre as oito registradas no Estado. São 76 candidatos a deputado federal e 204 candidaturas a estadual. Ela é formada pelo PSD e mais 14 siglas.
  2. Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB) fizeram no fim de semana a primeira agenda juntos após homologação de suas candidaturas a governador e vice. Ao lado do senador Dário Berger e do candidato ao Senado Jorginho Melo (PR) a comitiva esteve no Sul do Estado, onde participaram da tradicional Festa do Vinho, em Urussanga.
  3. O número de candidatos originários das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros quase dobrou em relação ao pleito de 2014. Segundo o jornal Estadão, são menos 25 militares, da ativa ou da reserva, que vão concorrer a presidente, vice-presidente, governador ou vice-governador, ante 13 nomes na eleição passada, um aumento de 92%.
  4.  Se comparado com 2010, quando sete militares disputaram esses cargos majoritários, a alta chega a 257%. A descrença com a política tradicional é o principal motivo para esse quadro, aliado, é claro, ao conceito positivo – de ordem – que essas entidades têm perante a sociedade.

Quer receber as notícias no WhatsApp?