“PSDB de Jaraguá do Sul planeja debate sobre saúde e transporte coletivo”

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

02/04/2019 - 05:04

Com o objetivo de fazer o PSDB voltar ao protagonismo da política local, Ivo Schmitt Filho assumiu a presidência do partido em Jaraguá do Sul, substituindo Lio Tironi, que passa a ser delegado. Fundado em 1989 no município, o PSDB sempre teve grande influência.

Chegou a ter cinco vereadores na mesma legislatura, quando eram 19 cadeiras, teve prefeito, Irineu Pasold, que também foi duas vezes vice, e fez deputado federal e estadual, Vicente Caropreso.

Uma curiosidade é que Caropreso foi o primeiro vereador eleito pelo ninho, feito que repetiu depois na Câmara Federal e mais recentemente na Assembleia Legislativa.

Olhando a importância histórica da sigla e com a missão de organizar o partido para eleição municipal de 2020, Ivo Schmitt, um dos fundadores ao lado de Célio Bayer e Caropreso, adianta que o PSDB lançará um projeto alternativo aos eleitores.

Um dos objetivos mais imediatos é fazer a sigla se aproximar da comunidade, ouvir as bases, o sentimento popular e as reivindicações. Porém, entre as definições já tomadas está a de que é necessário debater a humanização da saúde pública do município, o transporte coletivo e o lazer.

“Não se pode fazer um governo apenas com foco na gestão financeira. Claro que isso é necessário, mas não podemos esquecer que o grande papel do poder público é o de prestar serviço”, diz Schmitt.

Ele já foi secretário regional do Estado, diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, diretor Administrativo, de 2015 a 2018 da ADR e, bem antes, administrador do Parque de Eventos no governo de Geraldo Werninghaus.

Com uma proposta de debate que começa a ser rascunhada, o PSDB, porém, ainda não tem um nome definido para disputa do próximo ano. Isso, para Schmitt, não será problema.

Ele cita a liderança inquestionável de Caropreso, afirma que não está descartada a candidatura dele à majoritária, mas diz que antes será preciso avaliar bem o cenário. “Ele é o único deputado estadual da região”, lembra. Outras lideranças citadas são Celio Bayer, Irineu Pasold, Lio Tironi e Ademar Winter.

A executiva tucana

Ivo Schmitt Filho terá como vice Cintia Kessler, que é da nova geração e é especialista em marketing. Deja Garcia é o tesoureiro e Elisabet Kitamura a primeira secretária.

Rumos no estado e país

Depois de costurar as mudanças no PSDB de Jaraguá do Sul, Vicente Caropreso e outras lideranças do estado se reúnem hoje com governador de São Paulo João Dória para tratar da situação da sigla em Santa Catarina e nacionalmente.

Organização partidária

O deputado federal Fabio Schiochet participou no fim de semana de reunião do PSL em Rio do Sul. Na oportunidade, foi dado início aos trabalhos de estruturação das executivas já existentes e abertura de novas.

Fábio também apresentou a prestação de contas dos 60 primeiros dias de mandato. Destaque para articulação pela reforma da previdência.

Eleição 2020

Entusiasmado, Lucas Esmeraldino chegou a dizer, em Rio do Sul, que o PSL pode ter candidato nos 295 municípios catarinenses. Ele próprio é cotado para disputa em Florianópolis.

Já a eleição em Jaraguá do Sul é uma das prioridades políticas de Fabio Schiochet que ainda prefere não falar em nomes.

Anistia a partidos

A Câmara dos Deputados aprovou texto-base de um projeto de lei que anistia os partidos políticos de multas aplicadas pela Justiça Eleitoral e punições impostas pela Receita Federal por infrações fiscais.

Os débitos dos diretórios estaduais e municipais de quase todas as legendas com o Fisco chegam a R$ 70 milhões. Mais um golpe nos cidadãos.

A reforma de Moisés

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa recebe hoje o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Ele irá debater com os deputados o projeto de lei complementar (PLC) da reforma administrativa, do governador Carlos Moisés (PSL).

O calendário de tramitação do projeto será definido entre as comissões da Casa depois que o relator estiver nomeado, o que deve acontecer nesta semana.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?