PMDB prepara a munição para corrida eleitoral no Vale do Itapocu em 2016

Colunistas

Por: Patricia Moraes

quinta-feira, 06:00 - 11/02/2016

Patricia Moraes
Com a filiação de Felipe Voigt em Schroeder, o PMDB já tem alinhadas candidaturas em quatro municípios da microrregião, todas com chances de vitória. Em Guaramirim, a sigla vai apostar todas as suas fichas no ex-prefeito Nilson Bylaardt, derrotado pelo atual prefeito do município, Lauro Fröhlich, nas urnas em 2012, quando buscava a reeleição. “Meu nome é um dos possíveis dentro do partido. Tudo vai ser avaliado com cautela. Na próxima semana já começamos a montar um plano de governo para Guaramirim”, diz Bylaardt, adiantando que a ideia é o partido concorrer em chapa pura para majoritária. “A política da distribuição de cargos inviabiliza a administração”, argumenta. A sigla tem hoje quatro dos nove vereadores do município. Em Corupá, fora da disputa, Luiz Carlos Tamanini, com quatro mandatos no currículo, vai tentar fazer o sucessor. Alceu Moretti e Toninho Tureck são os mais cotados. Tamanini é o coordenador regional do PMDB e por ele passam também as articulações para a disputa em Massaranduba, onde o vice-prefeito Armindo Sesar Tassi e o vereador Pier Gustavo Berri estão na briga pela vaga. Tassi tem o apoio do prefeito Mario Fernando Reinke. Todas essas articulações fazem parte de um projeto maior do PMDB que projeta voltar ao Palácio Barriga Verde em 2018. O deputado federal Mauro Mariani já ensaia uma possível candidatura, que foi reforçada com sua vitória para comandar o diretório estadual da sigla. A incógnita do PMDB está no maior município do Vale do Itapocu. O diretório terá que decidir nos próximos meses se continua na aliança com o PP indicando um vice novamente para Dieter Janssen ou se se aventura em um voo solo. O partido ocupa as principais secretarias na Prefeitura, como Saúde, Obras, Assistência Social e Habitação, o que inviabilizaria um discurso de oposição. Tanto que o próprio Mariani já declarou que a executiva estadual não se posicionaria contrária à coligação mesmo considerando Jaraguá do Sul estratégica no plano estadual. Entre os nomes cotados para uma composição com o PP estão o de Emanuela Wolff, Natália Petry e Jaime Negherbon.

* * *

pagina 4Tempo de fé Acompanhado da esposa, Zélia Breithaupt, o prefeito Dieter Janssen participou ontem da missa na Igreja Matriz, que marcou o início da Quaresma.

* * *

pagina asasasasCuriosidade traz perigo Curiosos se arriscavam para observar um ônibus que caiu no barranco do Rio Putanga, na manhã de ontem, entre Massaranduba e Guaramirim. A regra é: se não for ajudar, não pare, não prejudique ainda mais o trânsito.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO

×