Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lixo no rio: Irresponsabilidade que traz sérias consequências

Por: Elissandro Sutil

24/06/2017 - 09:06

Um sofá, uma centrífuga, pneus, cadeiras e escapamentos. Tudo isso foi encontrado em um riacho na rua Hercílio Anacleto Garcia, menos de uma semana depois de equipes da Diretoria de Defesa Civil, do Clube de Canoagem Kentucky e da Fujama retirarem uma tonelada de lixo do rio Jaraguá. “Não dá para acreditar. Se chovesse forte ia causar problema, ia trancar o rio e alagar o Santo Antônio”, disse, chocado, Hideraldo Colle (PMDB) ao chegar no local no início da tarde desta sexta-feira (23). “As pessoas precisam entender que jogando lixo no rio estão contribuindo para o assoreamento e consequente inundação criando, muitas vezes, um problema para elas mesmas”, ressaltou.
A falta de respeito e educação trazem mesmo consequências graves. Nossos rios, sinônimo de beleza, riqueza hídrica e abastecimento, são frequentemente maltratados por total falta de consciência. O que pensa uma pessoa ao transportar utensílios como esses até um dos rios? O que imagina que vai acontecer com o sofá que ela não quer mais? Desaparecer como mágica?

As águas poluídas onde boiam copos de plástico, garrafas PET, sacolas, pneus e, agora também móveis e eletrodomésticos, dizem muito sobre nós. Dizem muito sobre o que nos falta como sociedade e sobre o que é preciso priorizar. Respeito a natureza é um fator primordial para uma sociedade desenvolvida. Aprender e discutir esse tema na escola é tão importante quanto saber regras gramaticais ou fórmulas matemáticas.

A educação deve vir da família, é verdade, mas e onde ela não está presente, o que fazer? O caminho inverso pode funcionar. É tão comum hoje ver crianças ensinando aos seus pais lições sobre reciclagem. Ações como a limpeza dos rios promovidas pela Defesa Civil e voluntários também dão resultados, porque chamam atenção. Além disso, é preciso haver fiscalização, da própria comunidade, e punição, do poder público, para que casos como esse deixem de acontecer.

Leia mais:

Limpeza em pilares de ponte e margens dará maior vazão ao rio Itapocu

 

Anúncio de recursos

Em coletiva de imprensa na segunda-feira que vem, o governador Raimundo Colombo (PSD) deve apresentar os investimentos que serão feitos através do Fundam. A expectativa da Prefeitura de Jaraguá do Sul é receber R$ 5 milhões para investir em pavimentação. A coluna vai acompanhar a coletiva na Casa d’Agronômica e traz os detalhes na terça.

Para acertar dívidas

O advogado Gustavo Pacher fará palestra na plenária da Acijs na próxima segunda-feira sobre o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert). O Pert permite aos contribuintes liquidar dívidas contraídas junto à Receita Federal e à Procuradoria-geral da Fazenda Nacional.

Alerta com os gastos em Guaramirim

Foi publicado na edição de sexta (23) do diário oficial do Tribunal de Contas do Estado um alerta à Prefeitura de Guaramirim quanto às despesas com a folha de pagamento. É a segunda notificação em menos de dois meses. Segundo relatório, a despesa total de pessoal do Poder Executivo no 1º quadrimestre de 2017 ultrapassou 90% do limite máximo legal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo vem acompanhando os números e alega que, se necessário, anunciará cortes. A previsão da administração é que agora com a cobrança do IPTU o caixa volte a melhorar.

Leia mais:

– Tribunal de Contas emite alerta para a Prefeitura de Guaramirim

Novo ginásio

A Prefeitura de Schroeder garantiu R$ 1,2 milhão do governo federal para construção de um novo ginásio de esportes. A verba virá do Ministério dos Esportes. A estrutura, que será construída no Centro de Eventos, terá capacidade para 1,7 mil espectadores.

Descentralização e transparência

Vereador Jackson de Ávila (PMDB) defendeu na tribuna proposta levantada por Anderson Kassner (PP) de descentralização da Secretaria de Obras. Ávila crê que com a medida os custos e o tempo perdido com os deslocamentos das máquinas irão diminuir muito. Além disso, o vereador propõe que a Secretaria de Obras envie um relatório a cada 15 ou 30 dias sobre as ações da pasta via e-mail para os vereadores, pois “isso dará mais transparência às ações”.

Leia mais:

– Kassner propõe descentralização das secretarias municipais de Obras e de Agricultura

Consórcio Quiriri

O prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi (PP), apresenta na próxima terça-feira os trabalhos para constituição do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo que engloba as cidades de Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. A iniciativa conta com apoio do Sebrae. O evento vai acontecer às 19h, na Associação Empresarial.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP